Mais de 250 efectivos das forças de defesa e segurança e diversos meios estão mobilizados no local onde desabou, na madrugada deste sábado, o prédio número 41, localizado na Avenida Comandante Valódia, em Luanda.
Cerca de 11 horas após o desabamento de um edifício de seis andares na madrugada deste sábado, localizado na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, continuam os trabalhos de remoção dos escombros, sem registo de mortes, informou, há instantes, o porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, Félix Domingos.
Um grupo de quatro cidadãos nacionais, com idades entre os 24 e os 48 anos, foi apresentado, quarta-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), em Cacuaco, por, supostamente, estar implicado no crime de tráfico de droga, informou o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa.
Manuel Halaiwa adiantou que a droga, do tipo cocaína, estava dissimulada e embutida em pegas de malas de viagem, lençóis e toalhas de mesa. O primeiro caso, contou, ocorreu no dia 9 deste mês e permitiu a apreensão de quatro malas de viagem, provenientes do Brasil, no Terminal de Carga II, no Rocha Pinto, em Luanda.
As malas, contou, estavam em nome de uma cidadã, actualmente em fuga. "Depois de desembarcar no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, a cidadã não se dignou levantar a mercadoria. Acreditamos no envolvimento de um suposto mandante, a partir do Brasil, que teve o envolvimento de outros três indivíduos aqui em Angola”, disse.
O SIC, acrescentou, detectou que as malas tinham um peso superior ao normal, sobretudo nas pegas. "A perícia descobriu que estás estavam embutidas com substâncias suspeitas. Quando apareceu alguém a reclamar a posse da mala, este foi detido. Depois apareceu outra cidadã para levantar outra mala”.
O terceiro implicado, revelou, foi por sequência investigativa, pelo facto deste ter, no telemóvel, imagens das malas e saber identificar quais continham a droga. "Os acusados foram detidos e imediatamente encaminhados ao Ministério Público, que aplicou a medida de prisão preventiva”.
De acordo com relatos dos detidos, no dia 14 deste mês, a cidadã que ainda está em fuga, uma comerciante, de 48 anos, que viajou ao Brasil para visitar a filha, foi recrutada para trazer uma mala, com 52 embalagens, forradas com papel químico preto e embebidas em café líquido, de forma a desviar atenção dos técnicos e dos cães.
Depois do teste colorimétrico, o SIC conseguiu apreender 13,02 Kg de cocaína, escondida em embalagens, e 1,332 Kg, nas pegas das quatro malas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA falta de manutenção e alterações que impactaram no tempo de vida útil da estrutura, foram apontadas hoje como as causas do desabamento do edifício 41, ocorrido na madrugada deste sábado, na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, pelo engenheiro de construção civil, Edmundo Sapalalo.
O ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, visitou, este sábado, o local onde desabou na madrugada de hoje um edifício de seis andares, localizado na avenida Comandante Valódia, em Luanda.
Uma possível “ruptura da tubagem as redes de distribuição de água do edifício vizinho, que contribuiu para a perda de capacidade de suporte do solo de fundação” pode estar na causa do desabamento na madrugada deste sábado, do prédio 41, na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, de acordo com o proprietário do edifício (FUNDINVESTE).
O governador da província de Luanda, Manuel Homem, assegurou, este sábado, que vai se pronunciar a qualquer instante sobre o desabamento do prédio 41, localizado na Avenida Comandante Valódia, na capital do país.
O ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, visitou, este sábado, o local onde desabou na madrugada de hoje um edifício de seis andares, localizado na avenida Comandante Valódia, em Luanda.
O governador da província de Luanda, Manuel Homem, assegurou, este sábado, que vai se pronunciar a qualquer instante sobre o desabamento do prédio 41, localizado na Avenida Comandante Valódia, na capital do país.
Os testes psicotécnicos Online para o acesso ao Concurso Público na Administração Geral Tributária (AGT), antes agendado para este sábado, 25, foram adiados por "razões de natureza técnica e operacional", informou a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP).
Mais de 150 efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros trabalham, neste momento, para encontrar eventuais vítimas nos escombros do edifício 41 que desabou na madrugada deste sábado, localizado na Avenida Comandante Valódia, em Luanda.
Hoje prestamos homenagem às vítimas do tráfico transatlântico de escravos. O empreendimento maligno da escravidão durou mais de 400 anos. Milhões de crianças, mulheres e homens africanos foram traficados através do Atlântico, arrancados de suas famílias e terras natais – suas comunidades dilaceradas, seus corpos mercantilizados, sua humanidade negada.
As 18 famílias que moravam no prédio 41 de seis andares da Avenida Comandante Valódia, que desabou, na madrugada deste sábado, foram transferidos "oportunamente" e em segurança para uma unidade hoteleira, em Luanda.