Sociedade

SIC desmantela rede estrangeira envolvida em alegados crimes

Maiomona Artur | Cacuaco

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou e apresentou segunda-feira, nas suas instalações, em Cacuaco, membros de uma rede criminosa composta por seis cidadãos estrangeiros, envolvidos em alegados crimes de tráfico de droga, auxílio à imigração ilegal e exploração de seres humanos, cujas idades estão compreendidas entre os 19 e os 42 anos.

23/05/2023  Última atualização 08H39
Polícia Nacional encoraja denúncia e colaboração da população © Fotografia por: DR

O grupo detido na zona do Zango, em Viana, era composto por um chinês, encontrado a consumir droga do tipo cocaína, e cinco mulheres vietnamitas, alegadamente trazidas ilegalmente ao país e submetidas à prostituição. 

Segundo o SIC, as meninas eram recrutadas pelo cidadão vietnamita com o objectivo de virem trabalhar em Angola, mas, postas no território nacional, eram submetidas à exploração sexual a troco de um pagamento mensal de quinhentos dólares norte-americanos para cada uma, praticando este tipo de serviço de forma diária, de preferência com seus conterrâneos.

As meninas faziam o serviço ao valor de 17 mil kwanzas por hora, enquanto quem quisesse passar uma noite com uma delas tinha de desembolsar qualquer coisa como 50 mil kwanzas, de acordo com as informações prestadas pela Polícia Nacional. 

Segundo o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Direcção-Geral do Serviço de Investigação Criminal (SIC), a detenção foi feita mediante uma denúncia anónima, que dava conta da existência de um residencial onde eram praticadas algumas acções criminosas.

Postos ao corrente, efectivos do SIC fizeram-se presentes ao local e em flagrante delito detiveram um cidadão chinês, responsável da residência, que foi encontrado com cerca de 15 gramas de um pó branco, que está para ser submetido ao teste no Gabinete de Criminalística, mas que tudo indica ser droga do tipo cocaína.

Manuel Halaiwa afirmou que foram, igualmente, apreendidas no local diversas seringas que eram usadas para injectar a droga às meninas e várias saquetas de preservativos, bem como  cento e um mil kwanzas em moedas metálicas, que eram utilizadas nas máquinas de jogo expostas no residencial.

O oficial superior do SIC disse que, pelos factos que se configuram crimes de tráfico e consumo de droga e auxílio à imigração ilegal, foram detidos dois cidadãos, um chinês e um vietnamita, e estão sob custódia da Polícia quatro cidadãs vietnamitas, que se encontram em situação migratória irregular, que vão ser conduzidos ao Ministério Público para o devido interrogatório e consequentemente para o juiz de garantia, para o procedimento subsequente. 

Quanto às cidadãs vietnamitas, acrescentou, vão ser encaminhadas ao SME que, no âmbito das suas medidas administrativas, vai decidir ou não sobre o repatriamento das mesmas.

O porta-voz do SIC apelou aos cidadãos no sentido de continuarem a fazer denúncias, tendo em conta que foi mediante este tipo de procedimento que foram despoletadas acções investigavas que permitiram o desmantelamento da rede, que actuava há mais de três anos no país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade