Sociedade

SIC apreende 164 quilos de cocaína em caixas de frango

Avelino Umba|

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) apreendeu, terça-feira, no município de Viana, em Luanda, três contentores, um dos quais com 164 quilos de cocaína disfarçados em onze caixas de frango congelado e detergentes (OMO), provenientes da República Federativa do Brasil.

12/08/2022  Última atualização 07H10
Serviço de Investigação Criminal © Fotografia por: DR

O produto foi apresentado, ontem, à Comunicação Social, nas instalações da Direcção Geral do SIC, em Cacuaco.

Segundo o porta-voz do SIC, Manuel Halaiwa, durante a operação, foram detidos dois cidadãos estrangeiros, sendo um brasileiro/libanês, de 35 anos, e outro palestiniano, de 41 anos, respectivamente director comercial e coordenador geral da empresa onde a droga foi apreendida.

Manuel Halaiwa destacou o trabalho do Departamento do SIC do Porto de Luanda, em coordenação com a Direcção Central das Operações e a Direcção Nacional de Combate ao Narcotráfico, que tudo fizeram para o êxito da operação.

Acrescentou que num dos contentores a droga, que chegou ao país via marítima, através de um navio proveniente do Brasil, estava dissimulada em frango congelado e pacotes de detergente (OMO), coberta com papel escuro, envolvido em plástico com fita-cola.

"As forças aeroportuárias seguiram o caso desde a partida do navio, chegada, descarga da mercadoria e transportação até a empresa importadora, onde, com o auxílio de cães farejadores da Polícia Nacional, foi possível detectar a droga", disse o oficial do SIC, acrescentando que os detidos serão presentes ao Ministério Público, enquanto prosseguem as diligências para saber se há mais elementos envolvidos no crime.

Manuel Halaiwa lembrou que, em 2018, o SIC apreendeu 500 quilogramas de cocaína no Porto de Luanda e, desde então, não houve o registo de circulação ou trânsito de droga.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade