Cultura

Show do Mês Live Hospitaly dedicado à música antilhana

Analtino Santos

Jornalista

Lito Graça, Mister Kim, Branca Celeste, Alexandra Bento, Diana Kabango, Raquel Lisboa, Cidy Daniel e Eudísio subirão amanhã, a partir das 16h00, ao palco do Complexo Hoteleiro da Endiama (CHE), em Luanda, em mais uma edição do “Show do Mês”, cuja proposta da Nova Energia é prestar um tributo à música das Antilhas.

20/08/2021  Última atualização 07H00
Mister Kim e Lito Graça são duas das vozes escolhidas para recriarem alguns dos principais êxitos das Antilhas amanhã no CHE © Fotografia por: DR
O concerto terá transmissão televisiva nos canais 2 e Internacional da Televisão Pública de Angola (TPA), assim como nas plataformas digitais do Show do Mês e patrocinadores.

De acordo com Yuri Simão e Nelson Madeira a ideia inicial era fazer uma homenagem à Jacob Desvarieux e Kassav, "alteramos porque a música das Antilhas entrou em Angola antes dos Kassav por isto vamos fazer um recuo histórico, com incursões pelo Kdance, Compá, Calipso e outros”. A dupla afirmou que este foi o show mais rápido a ser montado. Joshua Gourgel resumiu "uma viagem pelas músicas antilhanas que marcaram épocas”.

Neste edição do Show do Mês dois artistas actuarão pela primeira vez. Eudísio é mais um músico de bar que despertou o interesse da produção da Nova Energia, o jovem artista tem alguns temas promocionais. Cidy Daniel, o segundo um artista que vai consolidando a sua carreira depois do seu disco de estreia "Música em Mim” e a versão "Morena de Angola”, com a Banda Apocalipse. Os dois nas suas actuações interpretam temas de Jean Philipe-Martelly e Patrick Saint-Lo, duas vozes antilhanas que continuam a marcar gerações de angolanos.

Lito Graça e Mister Kim fazem a travessia da edição passada dedicada a música angolana dos anos 70. O primeiro antigo integrante do Facho formação que nos anos 1980 executava Zouk e o segundo um dos mais versáteis interpretes é recorrente na Banda Movimento um medley com sucessos das Antilhas. Raquel Lisboa corista da Banda do Show do Mês mais uma vez é chamada para soltar a voz em primeiro plano. Branca Celeste, Diana Cabango e Alexandra Bento têm sido vozes femininas com presenças regulares e terão a responsabilidade de interpretar estrelas antilhanas como: Jocelyne Beroard, Angelina Tezanou, Zouk Machine e outras cantoras deste departamento francês. 

Serão executados temas eternizados por mestres como Jacob Desvariuex, os irmãos Pierre Eduard e Jeorge Decimus, Jean Claude Nainro, Frederick Caracas, e outros grandes instrumentistas ou grupos como os Kassav, Compagnie Creole, The Dragonaires, Les Vikings, Experience 7. Da base dos instrumentistas do Show do Mês, o veterano guitarrista Teddy Nsingui e os jovens Alexandre (precursão ligeira) e Benny Makanzo (teclado e direcção artística), assim como o naipe de metais farão parte da banda.

Os regressos do baixista Kappa D e do guitarrista Sankara e as presenças de Jack Nsaka (bateria), Bernas (congas) e Salvador (congas). Esta é mais uma edição do formato Show do Mês Live Hospitaly com a presença de público e mais uma aposta num concerto temático.

Nesta temporada já passaram pelo palco do Show do Mês o conjuto Angola 70s, Encontro Lulas da Paixão e Dom Caetano, Mama África-Sons e Tons, Os Kiezos, Show Piô Live, Ricardo Lemvo, Kyaku Kyadaff, Robertinho, Vozes de Março e Maya Cool.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura