Economia

SGA e Changi Airports International assinam acordo de parceria técnica

A Sociedade Gestora de Aeroportos (SGA) e a Changi Airports International (CAI) assinaram, no domingo, um acordo de parceria técnica, com duração de dois anos.

22/02/2024  Última atualização 06H40
Secretário de Estado Rui Carreira (à esquerda de pé) e PCA do Changi Airport Group, Lee Hiang © Fotografia por: DR
A parceria prevê que as partes trabalhem numa estratégia de longo prazo para maximizar o potencial de tráfego e a rentabilidade de 16 aeroportos sob gestão da SGA (empresa de gestão aeroportuária sob tutela do Ministério dos Transportes).

Na qualidade de consultor aeroportuário de referência, a CAI (consultora, gestora e investidora aeroportuária global) emprestará a sua experiência em desenvolvimento de tráfego com vista a potencializar o tráfego aéreo nos aeroportos nacionais.

Segundo uma nota de imprensa da  SGA, os planos incluem programas específicos de envolvimento das companhias aéreas para aumentar a conectividade aérea doméstica e regional, além das campanhas de marketing para atrair o tráfego de passageiros.

A CAI melhorará as ofertas não aeronáuticas e o desempenho operacional dos aeroportos, incluindo o serviço ao cliente, a fim de melhorar a experiência aeroportuária global. O acordo contempla, igualmente, a revisão das instalações aeroportuárias existentes e do respectivo regime de manutenção.

Com vista à melhoria contínua do desempenho financeiro da SGA será, igualmente, desenhada, em conjunto, uma nova estratégia empresarial. Esta inclui o desenvolvimento de capital humano a longo prazo e uma estratégia de formação para ajudar a melhorar a produtividade da mão-de-obra e dos aeroportos.

Parceria estratégica

Citado pela nota, o presidente da Comissão Executiva da SGA, Manuel Gomes, afirmou que a parceria marca o início de uma jornada colaborativa entre a Changi Airports International e a Sociedade Gestora de Aeroportos.

"Estamos a unir forças para elevar os padrões de excelência em operações aeroportuárias e oferecer experiências de viagens excepcionais. Acreditamos firmemente que a colaboração é a chave para impulsionar a inovação e promover o progresso. Ao partilharmos conhecimento, expertise e recursos, estamos certamente a construir um futuro aonde os aeroportos serão mais eficientes, seguros e sustentáveis”, disse.

Por sua vez, o presidente da Comissão Executiva da CAI, Eugene Gan, agradeceu à SGA esta parceria inestimável para reforçar o desempenho da sua empresa e dos seus aeroportos.

"Angola é o sétimo maior país em área e o décimo segundo mais populoso de África. Existe um enorme potencial económico e turístico à espera de ser explorado e as melhorias na conectividade aérea e na oferta de aeroportos podem ajudar a concretizar essas possibilidades. Aguardamos com expectativa a oportunidade de trabalhar com a SGA para elevar os padrões dos aeroportos, de modo a facilitar uma maior e melhor circulação de bens e pessoas a nível interno e na região”, disse.

A cerimónia de assinatura teve lugar à margem da Cimeira de Aviação da Changi e do Singapore Airshow 2024, testemunhada pelo secretário de Estado da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira, em representação do ministro dos Transportes,  e pelo presidente do Conselho de Administração do Changi Airport Group, Lee Seow Hiang.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia