A partir de terça-feira, dia 7 até dia 21 do mês em curso vai decorrer uma campanha de realização de cirurgias grátis em vários hospitais, organizada pelo Ministério de Saúde (MINSA).
O Instituto Nacional de Recursos Hídricos do Ministério da Energia e Águas informou, hoje, que devido às fortes chuvas ds últimos dias, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, houve deslocamento de placas numa das secções do Canal Condutor Geral do Cafu.
Os serviços de urgência do Hospital Municipal do Zango atenderam, durante o fim-de-semana, 527 pacientes, informou, segunda-feira, o director-geral da referida unidade clínica, Manuel Cabral.
O responsável hospitalar realçou que o Banco de Urgência de Pediatria atendeu 148 crianças, muitas das quais apoquentadas pela malária.
Na área de Medicina, ressaltou, foram atendidos 115 pacientes, levados à unidade hospitalar por causas relacionadas ao AVC, doenças respiratórias agudas, diarreicas agudas, hipertensão e gastroenterites.
Os casos de traumatologia, principalmente resultantes de acidentes de viação e agressões físicas, disse Manuel Cabral, motivaram com que 42 doentes fossem parar ao hospital. O director-geral do hospital avançou que foram, ainda, registados acidentes domésticos e traumas por arma de fogo. Mas, destacou que "a maior preocupação são os acidentes de viação e agressões físicas”.
No Banco de Urgência da Maternidade chegaram 80 pacientes, das quais 16 tiveram partos normais, seis casos resultaram em abortos e uma foi pré-eclampsia grave. Manuel Cabral considerou que a malária, com uma média de atendimento de 200 casos confirmados laboratorialmente, em 24 horas, é a doença que regista mais pacientes.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O governador provincial de Luanda, Manuel Homem considerou, esta sexta-feira, que os Centros de Emprego, que estão a ser revitalizados e modernizados pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, servem para dar mais oportunidades aos jovens desempregados.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o desmantelamento de uma rede criminosa de funcionários bancários que facilitavam a introdução de dólares falsos no mercado nacional.
A Associação das Empresas Prestadoras de Serviços à Indústria Petrolífera (AECIPA) assinou, na terça feira, um acordo de parceria com o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), para a realização de estágios profissionais dos licenciados da instituição nas diversas áreas do sector petrolífero.
O Rei da Espanha, Felipe VI, acompanhado da Rainha Letizia Ortiz, chega hoje a Luanda, no cumprimento de uma visita oficial de três dias a Angola, a convite do Chefe de Estado, João Lourenço, para impulsionar as relações entre os dois países ao mais alto nível.
Assinala-se hoje, 6 de Fevereiro, a data da morte do Ohamba (rei) Mandume Ya Ndemufayo, que se suicidou em 1917, depois de resistir com tenacidade à invasão estrangeira. “Mandume Ya Ndemufayo teve uma morte heróica e demonstrou ser um líder com qualidades invulgares; a pátria antes de tudo, a soberania e integridade territorial estavam além das suas ambições pessoais, por isso deu a sua vida às causas mais profundas do povo Oukwanyama e da região vizinha”, diz em entrevista o historiador Tiago Caungo Mutombo.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, no último sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralimpíada de Xadrez, decorrida em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.