Política

Serviços clínicos em Angola triplicam para 75 por cento

O acesso aos serviços clínicos em Angola triplicou de 25 por cento em 2017 para 75 por cento em 2023, com a construção, ampliação, reabilitação e apetrechamento de um total de 168 novas unidades sanitárias, avançou, sexta-feira, em Luanda, a ministra da Saúde.

13/04/2024  Última atualização 09H49
Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, considerou justa a homenagem de um nacionalista, patriota, académico e pastor dedicado © Fotografia por: Vigas da Purificação |Edições Novembro

Sílvia Lutucuta, ao intervir, na cerimónia de inauguração do Hospital Geral de Viana Bispo Emílio de Carvalho, diante do Presidente da República, João Lourenço, disse que, em sete anos, o Executivo empreendeu especial atenção ao sector da Saúde e permitiu o acesso aos serviços clínicos na ordem de 75 por cento.

De acordo com a ministra, a mobilização de recursos financeiros, que são investidos fortemente, torna cada vez mais resiliente e moderno o Sistema Nacional de Saúde, cujos resultados positivos se reflectem na implementação do Plano de Desenvolvimento Nacional.

Com a entrada em funcionamento de mais uma unidade sanitária de referência em Luanda, frisou a governante, o sector começa a prestar serviços de saúde eficiente, humanizado, holístico e sustentável, dando resposta às necessidades e expectativas das comunidades.

Sílvia Lutucuta referiu que o Executivo está firmemente empenhado em concretizar assinaláveis melhorias das condições sociais do povo, com particular destaque para o sector social em que a saúde não é excepção, garantindo a cobertura universal de um bem fundamental.

A ministra sublinhou que a inauguração do Hospital Geral de Viana Bispo Emílio de Carvalho representa uma "baliza importante" no Sistema Nacional de Saúde, contribuindo, decisivamente, para a melhoria da vida dos cidadãos.

Destas unidades sanitárias, continuou a governante, 157 foram construídas para atender os serviços clínicos do primeiro, num investimento acompanhado por um aumento significativo do número de profissionais (40,5%, ou seja, 41.000 novos ingressos) de diferentes categorias recrutados nos últimos cinco anos.

De acordo com a aspiração da ministra Sílvia Lutucuta, é desejo do sector expandir o Serviço Nacional de Saúde para colocar, efectivamente, o cidadão no centro da actuação, dando prioridade absoluta à proximidade dos serviços com o fortalecimento dos cuidados primários.

Segundo a titular da pasta da Saúde em Angola, está em curso o processo de qualificação dos recursos humanos para garantir um atendimento humanizado e de alta qualidade no âmbito de um projecto de especialização de 38.000 técnicos diversos.

"É, também, ambição do Ministério da Saúde desenvolver e concretizar as políticas para a retenção dos profissionais em áreas recônditas do país", sublinhou Sílvia Lutucuta.

 

Atenção à saúde materno-infantil

Segundo a ministra da Saúde, a entrada em funcionamento de novas unidades sanitárias de referência e não só está a reflectir na melhoria dos indicadores do Programa para a Saúde Materno-Infantil, especialmente.

Dentre as melhorias, Sílvia Lutucuta apontou a redução da mortalidade infantil, o aumento da cobertura de atenção integral à criança e adolescente, a cobertura pré-natal do parto institucional e da baixa mortalidade materna nas unidades de saúde.

 
Homenagem merecida ao bispo metodista

Sílvia Lutucuta salientou que Abril é um mês especial e de grande significado para os angolanos, pois se comemora o aniversário da conquista da Paz e da Reconciliação Nacional, pelo que faz sentido inaugurar uma unidade hospitalar com o nome de um filho amado de Angola. A atribuição ao Hospital Geral de Viana o nome do bispo Emílio de Carvalho, continuou, foi uma justa homenagem para um grande nacionalista, patriota, pai extremoso, esposo dedicado, académico, filósofo, teólogo, escritor, tradutor e pastor do seu rebanho.

Segundo a ministra da Saúde, Emílio de Carvalho foi o primeiro prelado angolano da Igreja Metodista reeleito bispo vitalício pela Conferência Central de África. Doutor em Letras pela Universidade de Mutare Zimbabwe e foi presidente da Comissão Geral de Arquivo e História, bem como cidadão honorário de Luanda desde 2002.

A liderança no trabalho social de Emílio de Carvalho, frisou Sílvia Lutucuta, foi muito sentida na causa das populações deslocadas e das famílias mais pobres, através de programas de auxílio a crianças, jovens, homens, mulheres e saúde para todos e é reconhecida pelo elevado contributo, dedicação e abnegação no alcance e preservação da paz, reconciliação e unidade nacional.

A ministra apelou aos profissionais da Saúde no sentido de reforçarem e desenvolverem acções de educação junto das comunidades para influenciar as pessoas, com a finalidade de as levar a adquirir literacia em saúde, contribuindo, deste modo, para melhorar a qualidade de vida.

 

Doentes do Américo Boavida já recebem assistência

O Hospital Geral de Viana Bispo Emílio de Carvalho inaugurado, ontem, no Zango 5.000, pelo Presidente da República, João Lourenço, é uma unidade terciária multidisciplinar que já começou a receber os primeiros pacientes ambulatórios, com o serviço de hemodiálise.

De acordo com as declarações do director-geral da unidade sanitária, Mário Fernandes, os doentes transferidos do Hospital Américo Boavida, encerrado para obras, já se encontram internados nas mais variadas especialidades em funcionamento.

Relativamente à prioridade nos serviços clínicos, Mário Fernandes disse haver assistência à saúde materno-infantil em todas as áreas sem, no entanto, ficar de fora o atendimento das demais, nomeadamente, Neurologia, Traumatologia, Neurocirurgia, Urologia, Gastroenterologia, ou seja, mais de 20 especialidades disponíveis.

No que diz respeito às viaturas hospitalares, o responsável realçou que o Presidente da República, além de transmitir aos profissionais "calor humano", deixou também alguns meios rolantes, designadamente, autocarro de apoio aos doentes de hemodiálise e ambulâncias.

 
Administrador de Viana

O administrador de Viana, Demétrio de Sepúlveda, em nome dos mais de três milhões de habitantes, manifestou alegria e referiu que o Hospital Geral de Viana Bispo Emílio de Carvalho vai atender, também, pacientes do município do Icolo e Bengo e de outras zonas da capital. 

É uma grande satisfação para todos os municípes em saber que a unidade agora em funcionamento com várias valências, frisou Demétrio de Sepúlveda, vai juntar-se às demais distribuídas no território de Viana, contribuindo na melhoria da assistência médica.

 

Reacção do homenageado

O homenageado bispo Emílio Júlio Miguel de Carvalho, presente na cerimónia de inauguração, disse que quando foi informado pelo Presidente da República que o futuro Hospital Geral de Viana seria um tributo a si sentiu uma profunda honra e gratidão.

"Aceitei. Foi uma grande honra, um grande privilégio para mim, a minha esposa e filhos, aceitando com humildade e estima a homenagem", afirmou o bispo Emílio de Carvalho, sublinhando que o seu nome e a actividade deixarão de ser desassociados de qualquer símbolo público por ter servido durante mais de 60 anos o país.

O Presidente da República, ressaltou o religioso, regozija-se por este acto que se concretiza e que será recordado por todos quantos vierem a recorrer à unidade hospitalar, onde aliviarão os males físicos e psíquicos.

"A actividade social e humanitária foi sempre um binómio integrante do meu Ministério Pastoral, do qual sempre aliei o espiritual com o social. Um reconhecimento especial devido essencialmente a todos quantos dão as suas vidas para o alívio social do próximo", enfatizou o bispo Emílio de Carvalho.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política