Sociedade

Serviço de Protecção Civil pede mais atenção à população

O número de mortes por afogamento registado no último final de semana, em Luanda, preocupa o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, que pede mais atenção à população, em especial os jovens, para evitar futuras tragédias, informou, ontem, o porta-voz da instituição.

23/03/2023  Última atualização 09H05
Polícias procuraram socorrer o maior número possível de pessoas no fim-de-semana © Fotografia por: Rafael Tati/Edições Novembro

RafeaO superintendente bombeiro Félix Domingos explicou, no balanço da semana finda, que os bombeiros registaram 21 mortes, 14 das quais por presumíveis afogamentos.

Além destas mortes, disse, registaram ainda outras cinco por acidente de viação, uma por descarga atmosférica e outra por enforcamento.

Os bombeiros, adiantou, resgataram ainda um bebé morto, deitado numa lixeira, no bairro da Boa Esperança, distrito urbano do Kikolo, município de Cacuaco. "A progenitora da criança já está a ser procurada pela Investigação Criminal”, disse.   

Félix Domingos adiantou ainda que tiveram o registo de 18 incêndios de pequenas proporções, todos extintos.

Durante o mesmo período, referiu, foram ainda evacuados para diversas unidades hospitalares  81 pacientes, que receberam  atendimento médico, sendo 20 em Luanda, 13 no Cuanza-Norte e no Cuanza-Sul, oito no Huambo, cinco no Bié, quatro no Cuando Cubango, no Bengo e Cunene, três no Moxico, dois em Cabinda e no Namibe, e um na Huíla, Zaire e Lunda-Norte. 

 O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros efectuou ainda nove neutralizações, das quais seis por derrame de combustíveis.

Os bombeiros, explicou,  foram solicitados também para desencarcerar três cidadãos presos em viaturas. "Houve igualmente três salvamentos de cidadãos em rios, quando estavam na iminência de se afogar, e o desencravamento de um elevador”.

Acidentes de viação

Cinco pessoas morreram e 24 ficaram feridas em consequência de 27 acidentes de viação ocorridos no último fim-de-semana, de acordo com o relatório de ocorrências apresentado pela Polícia Nacional.

O porta-voz em exercício da instituição em Luanda, inspector-chefe Euler Matari, acrescentou que os acidentes resultaram em danos materiais avaliados em mais de 13 milhões de kwanzas. Durante esse período, acrescentou, foram detidos 39 cidadãos por condução sob efeito de álcool. "Apreendemos também 29 viaturas, assim como quatro motorizadas e sancionámos 230 cidadãos com multas por diversas infracções ao Código de Estrada”, indicou. 

Euler Matari disse que as oito micro-operações realizadas resultaram na apreensão de cinco armas de fogo e a detenção de 133 cidadãos implicados em diversos crimes. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade