O Serviço de Investigação Criminal (SIC) apresentou, hoje, no município do Soyo, província do Zaire, doze cidadãos detidos, recentemente, sob acusação de praticarem vários crimes, com destaque para roubo e furto qualificado e, ofensas graves à integridade física.
O Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários do Bié colaborou com o grupo de deputados residentes daquela região e juntos plantaram 5 mil plantas no munícipio do Cunhinga, em alusão ao dia internacional das florestas que se assinala, esta terça-feira.
O Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) está a realizar, desde o ano passado, campanhas de sensibilização na Lunda-Sul, como forma de reduzir o número de casos de violação da fronteira.
Um comunicado de imprensa do SME explicou que as acções de sensibilização têm sido efectuadas nas comunidades, para desencorajar a emigração ilegal, com a participação activa da população no combate à ilegalidade e outros crimes conexos.
O documento dá conta que, fruto de acções de fiscalização realizadas por especialistas do órgão, em mercados, vias públicas, estabelecimentos comerciais e paragens de táxi foi possível a detenção dos estrangeiros em situação migratória ilegal.
O SME acrescentou que repatriou, a partir da província da Lunda-Sul, desde Outubro do ano passado, mais de 30 cidadãos, maioritariamente da República Democrática do Congo (RDC), em situação migratória ilegal.
Segundo o comunicado do SME, os imigrantes ilegais aproveitam as horas nocturnas para chegar às cidades capitais da Lunda-Sul e da Lunda-Norte. Alguns são favorecidos por factores etnolinguísticos e culturais das etnias Cokwe, Baluba, Kalunda e Phende.
O auxílio à imigração ilegal, existência de bairros com o mesmo nome em várias partes do território nacional, bem como o acolhimento de estrangeiros em residências de angolanos, sem a observância dos princípios vigentes na lei, constituem factores principais que concorrem para o aumento de casos de estrangeiros em situação migratória ilegal, segundo o documento.
O documento dá conta que, durante o período em referência, foram aplicadas multas a 38 cidadãos de várias nacionalidades, das quais 21 pagas. A da Lunda-Sul tem registados 1.252 estrangeiros.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO bispo emérito da igreja católica, Dom Francisco da Mata Mourisca, falecido no dia 16 de Março do corrente, vai ser enterrado sábado, no interior da Sé Catedral da Diocese do Uíge, localizada na intersecção entre as ruas do Comércio, Dr. António Agostinho Neto e avenida do Café, segundo apurou hoje o Jornal de Angola.
Mais de 200 mulheres de vários estratos sociais, provenientes de Luanda participam nesta terça-feira, numa excursão turística no município do Cuito Cuanavale, no quadro das celebrações dos 35 anos do dia da libertação da África Austral, que se assinala no próximo dia 23 de Março.
O secretário de Estado do Interior, comissário-chefe José Silva, assegurou, segunda-feira, que dentro de alguns meses fica concluída a extensão dos quatro novos estabelecimentos penitenciários que vão permitir uma melhor inserção de reclusos no processo de reeducação e formação técnica e profissional.
O embaixador da Argentina em Angola, Alejandro Verdier, disse, segunda-feira, em Caxito, que a província do Bengo tem muitas potencialidades económicas para serem exploradas e identificou os sectores da agricultura, ensino superior, agronegócio, investigação científica como prioridades para o incremento da cooperação com Angola.
Nove unidades de equipamentos foram entregues, terça-feira, à Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda (Elisal) pelo governador de Luanda, Manuel Homem, no quadro do reforço do saneamento na província.
O secretário Nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, encabeçou, terça-feira, em Ndalatando, uma marcha de repúdio à vandalização de bens públicos, no âmbito da sua visita de trabalho ao Cuanza-Norte, onde procede ao acto de abertura da Campanha Geral de Crescimento da organização, sob o lema “Cada Militante mais três Jovens”, que acontece, hoje, no município de Bolongongo.
Angola manifestou o interesse de contar com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) na realização do Fórum sobre as Florestas, que pretende organizar, com o intuito de melhorar a gestão, integrar a redução e valorização das emissões de carbono nas florestas e nas zonas rurais.
O projecto de revisão da Lei Geral do Trabalho (LGT) só vai trazer benefícios se estimular a criação de riqueza e promover a empregabilidade em Angola, defendeu, terça-feira, em Luanda, o representante da Associação de Empresas de Comércio e Distribuição Moderna de Angola (ECODIMA), Amin Herji.
O embaixador cessante de Angola na Nigéria, Eustáquio Quibato, e o ministro nigeriano dos Negócios Estrangeiros, Geoffrey Onyeama, passaram em revista as relações diplomáticas e comerciais entre os dois países, que datam de 1975.
A Primeira-Dama da República defendeu, terça-feira, em Luanda, a presença de mais mulheres na Indústria Petrolífera, concedendo-lhes mais oportunidades de formação, já que se trata de uma área muito exigente.
Angola e a Côte d’Ivoire rubricaram, na tarde de segunda-feira, em Abidjan, uma minuta do contrato de isenção recíproca de vistos para passaportes diplomáticos e de serviço, cujo prazo de validade seja de, pelo menos, seis meses.