O Arquivo Nacional de Angola acolhe esta tarde, a partir das 15h00, a palestra sobre “O Papel Central de Cónego Manuel das Neves na Luta de Libertação Nacional”, numa organização do jornal angolano de Artes e Letras, publicação de especialidade da Edições Novembro.
O Executivo aprovou, na manhã desta quinta-feira, em Conselho de Ministros, um diploma que suspende, por três anos, a exportação de madeira bruta no país, para promover a exploração sustentável dos recursos florestais, proteger o ambiente e garantir a reflorestação.
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, vai, em 72 horas de visita de trabalho ao país, avaliar a cooperação bilateral com as autoridades angolanas, cujo programa inclui uma audiência, hoje, com o Presidente da República, João Lourenço, no Palácio da Cidade Alta, em Luanda.
A viagem do chefe da diplomacia russa inscreve também a deslocação ao Memorial António Agostinho Neto, onde fará a deposição de uma coroa de flores, seguida da assinatura do livro de honra.
Ainda hoje, o ministro russo dos Negócios Estrangeiros deve visitar o jazigo do ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, onde vai fazer, igualmente, a deposição de uma coroa de flores.
As visitas ao Museu de História Militar e à Escola da Embaixada da Federação Russa em Luanda constam, também, do programa do diplomata, que termina a digressão por África amanhã. Sergey Lavrov cumpre um périplo no continente africano, que já o levou ao Reino Eswatini e à África do Sul, onde apontou a necessidade e interesse do seu país em prosseguir com o fortalecimento e manutenção dos laços de amizade e cooperação.
Em declarações à imprensa, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, após o desembarque de Sergey Lavrov, o embaixador da Rússia em Angola, Vladimir Tararov, falou da importância de os dois países reforçarem, cada vez mais, as "históricas” relações de amizade e de cooperação.
Do mesmo modo, o embaixador de Angola na Federação Russa, Augusto Cunha, referiu que a visita de Lavrov permitirá o reforço das relações de amizade e de cooperação, lembrando que, desde 2019, os dois países não realizam sessões da Comissão Mista.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA forma e a operacionalização da Conferência Internacional das Regiões dos Grandes Lagos (CIRGL) foram analisadas, hoje, em Luanda, durante um encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o secretário executivo desta instituição regional, embaixador João Samuel Caholo.
Com o objectivo de analisar assuntos ligados com a preparação da 43ª Cimeira Ordinária da SADC, a decorrer em Agosto próximo em Luanda, a embaixadora de Angola no Botswana, Beatriz Morais, manteve um encontro com o secretário executivo-adjunto da organização regional para os Assuntos Corporativos.
O Grupo da CPLP na Etiópia elogiou hoje, quinta-feira, o Governo angolano pelos esforços a nível da União Africana (UA) que visam aumentar a consciencialização e mobilizar apoio à reconciliação como uma ferramenta vital para se alcançar uma paz duradoura no continente.
O Conselho Nacional da Juventude pretende que os “influenciadores digitais” de Angola sejam vectores de valores e princípios consubstanciados no respeito pelas leis, pelas autoridades, pelos bens públicos e privados, defendeu Isaías Kalunga, líder associativo juvenil.
O Arquivo Nacional de Angola acolhe esta tarde, a partir das 15h00, a palestra sobre “O Papel Central de Cónego Manuel das Neves na Luta de Libertação Nacional”, numa organização do jornal angolano de Artes e Letras, publicação de especialidade da Edições Novembro.
A segunda obra literária de Higino Carneiro, intitulada “Grandes Batalhas e Operações Militares Decisivas em Angola” vai ser lançada no dia 10 do mês em curso, em Luanda.
Um tribunal camaronês condenou, esta quinta-feira, o ex-ministro da Defesa, Edgar Alain Mebe Ngo'o, a 30 anos de prisão pelo desvio de cerca de 25 mil milhões de francos CFA (cerca de 38,1 milhões de euros).