Desporto

Senegal e RD Congo capitalizam as atenções

António de Brito

As selecções do Senegal e do Congo Democrático protagonizam, hoje, às 20h00, no Estádio 19 de Maio, em Anaba, o jogo de destaque da terceira e última jornadas do Grupo B do CHAN da Argélia.

22/01/2023  Última atualização 07H35
Leões de Taranga e Leopardos jogam pelo primeiro lugar © Fotografia por: DR
Separados por um ponto na classificação, Senegal (2º/três) e Congo Democrático (3º/dois) jogam o tudo ou nada com o intuito de passarem para os quartos-de-final da competição. 

Os congoleses procuram a primeira vitória no torneio, visto que vêm de empates seguidos diante do Uganda (0-0) e idêntico resultado obtido frente à Costa do Marfim.

Já o Senegal venceu a Costa do Marfim por 1-0, e baqueou diante do Uganda, por igual score.

Com esses ingredientes, os Leões de Taranga e Leopardos disputam um jogo de elevado grau de dificuldade, tendo em vista os propósitos de ambos na prova, que passam primeiro pelo apuramento aos "quartos”. Consumado o objectivo supremo, quer o Senegal, quer a República Democrática do Congo, viram as atenções para o título continental.

Na presente edição do CHAN, o Congo Democrático realiza um torneio com sobressaltos, visto que em dois encontros disputados não venceu qualquer um. Não marcou e também não sofreu golo. 

Atendendo a rivalidade existente entre os contendores, Senegal e Congo Democrático é um jogo de "alto risco" e de favoritismo repartido.

No outro confronto do agrupamento, o Uganda mede forças com a Costa do Marfim, à mesma hora, num jogo em que os ugandeses são favoritos, a julgar pela fase menos boa que os ivoirienses enfrentam na competição, por conta da preparação atribulada antes do arranque do CHAN.

Mas o Uganda tem de abordar o jogo com cautelas, visto que a Costa do Marfim, apesar de ocupar a última posição da série do ponto de vista matemático pode apurar-se para os quartos-de-final, caso o Senegal e RDC empatem sem golos. E se vencer o Uganda por uma margem de golos, passa automaticamente para a segunda fase.

O Uganda comanda a classificação, com quatro pontos, seguido do Senegal (três), RDC (dois) e Costa do Marfim (um).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto