Cultura

Semba de raiz “invade”o palco dos “2 Amores”

Manuel Albano

Jornalista

Os cantores Pedro Cabenha, Proletário, Calabeto, Lulas da Paixão, Lolito e Chiquinha Bangão foram os destaques da quarta edição do programa cultural “Caldo dos Kotas”, que se realizou domingo, no espaço “2 Amores”, no Distrito Urbano do Zango 1, município de Viana, em Luanda.

27/09/2022  Última atualização 08H25
© Fotografia por: DR

Depois de ter sido adiado devido à morte do ex-Presidente José Eduardo dos Santos, o espectáculo deste fim-de-semana veio confirmar a popularidade destes ícones da música popular angolana, que mostraram, mais uma vez, todo o potencial artístico durante quatro horas de convívio. Os músicos apresentaram os melhores temas de carreira, muitos deles com mais de quatro décadas de existência.

Depois do sucesso das edições anteriores, o projecto vem ganhando visibilidade, por promover cantores de várias gerações defensoras dos mais variados estilos nacionais, sobretudo o semba e kizomba.

Os músicos foram acompanhados instrumentalmente pela banda Yetu, no projecto de valorização dos ritmos e da matriz cultural angolana. A passagem de testemunho foi visível quando Calabeto chamou ao palco Lolito, filho de Lulas da Paixão, para juntos interpretarem o tema "Ela é Bomba”. Outro momento de registo foi quando o mestre de cerimónia Luís Capoco anunciou a subida ao palco da mulher do falecido Bangão, que nas vestes de excelente intérprete, cantou alguns temas do marido com destaque para "Teté”.

À procura de novos factos culturais, dinamizar o sector cultural e artístico no distrito do Zango é o propósito do "Caldo dos Kotas”, que no último domingo juntou no espaço "2 Amores” dezenas de apreciadores da música angolana.

Embora o espaço procura valorizar mais os cantores da velha geração da música popular angolana, a intenção da organização do "Caldo dos Kotas” é promover outras disciplinas artísticas como a moda, humor e literatura.

No acto de reconhecimento e valorização de várias figuras emblemáticas ligadas à cultura e ao desporto no país, o "Caldo dos Kotas” rendeu homenagens, com diploma de mérito, aos treinadores de futebol Armando da Costa Faria "Tio Nandinho” e Ivo Traça, Cílio Garrido, funcionário Sénior da TAAG, e a título póstumo ao músico Bangão.

Nas edições anteriores, o espaço homenageou outras figuras como o ex-basquetebolista Edmar Victoriano "Baduna”, o ex-fundista e maratonista João N’Tyamba, a presidente da Liga Angolana Contra o Cancro, Luzimira de Carvalho e o antigo futebolista da Selecção Nacional, Akwá.

Numa perspectiva de ocupação dos tempos livres da juventude, o espaço cultural "2 Amores” criou várias iniciativas, entre as quais o "Caldo dos Kotas” e "Chás de Ideia”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura