Regiões

Seleccionadas empresas para receberem viaturas

Lino Vieira | Luena

Jornalista

Vinte empresas foram seleccionadas na província do Moxico, através de concurso público, para beneficiarem de viaturas, para facilitar o escoamento dos produtos do campo para os principais centros de consumo.

26/07/2021  Última atualização 10H35
© Fotografia por: DR
Segundo o director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico e Integral, Guimarães Luís, no universo de 40 empresas candidatas foram seleccionadas vinte por apresentarem requisitos necessários, num processo que durou quatro meses.

Guimarães Luís esclareceu que o objectivo do programa é apoiar todas as actividades económicas de produção local, no sentido de fazer com que os bens produzidos cheguem rapidamente ao consumidor.

Os meios de transporte a serem atribuídos, acrescentou, têm capacidade para  sete toneladas. As viaturas estão equipadas com GPS e têm seguro automóvel. Cada viatura custa sete milhões de kwanzas, valor a ser reembolsado em quatro anos, devendo cada  beneficiário depositar, mensalmente, 200 mil.


Os  municípios dos Bundas e do Moxico, segundo  o director, vão beneficiar de mais viaturas, tendo em conta os seus níveis de produção.
Para Celso Salomão, um dos beneficiários, os quatro anos são suficientes para os credores reporem o dinheiro aos cofres do Estado.

Emilsa Lucas, que vai receber uma viatura equipada com câmara frigorífica, pretende dinamizar o processo de escoamento do pescado nas localidades do Lago Dilolo, Cazombo, Bundas, Lucusse e Luvei.
"A pesca continental é muito predominante nestas zonas e por falta de condições para conservar o peixe os pescadores preferem escalar, retirando o gosto que o peixe fresco do rio tem”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões