Desporto

Selecção paralímpica de atletismo embarca esta noite para Marrakech

António Cristóvão

Jornalista

A Selecção Nacional de Atletismo para pessoas com deficiência, em ambos os sexos, segue, hoje, às 23h00, via Lisboa, para a cidade de Marrakech, visando a disputa do Meeting de Marrocos.

04/03/2023  Última atualização 09H10
© Fotografia por: Agostinho Narciso/Edições Novembro

A prova, que começa na próxima quinta-feira, no Estádio de Marrakech, é, também, qualificativa para a XVII edição dos Jogos Paralímpicos, com palco em Paris, de 28 de Agosto a 8 de Setembro de 2024. 

Antes da viagem à noite, os atletas cumprem esta manhã a última sessão de treino, no Estádio dos Coqueiros, à Baixa de Luanda, para afinar os detalhes da técnica de saída, após o tiro de largada.

O treino servirá também para melhorar a condição física individual dos corredores.

Para Marrakech, seguem os atletas Manuel Jaime, da classe T46 (amputado de um dos membros superiores), Paulão Adelino (T12, deficiente visual parcial), Emelóide Adelino (T11, deficiência visual total), Juliana Moco (T11), Regina Dumbo (T11), Beatriz Katyavala (T11). 

Os corredores nacionais vão competir nas provas dos 100, 200, 400 e 1500 metros rasos, com o intuito de melhorar as marcas pessoais para marcar presença nos Jogos Paralímpicos de Paris.

No Grande Prémio de Atletismo do Mundo de Túnis, disputado no mês passado, na pista do Estádio Olímpico, na cidade de Ràdes, capital da Tunísia, Angola classificou-se na oitava posição do quadro geral de medalhas, com oito,  à frente do Qatar, com cinco, Argélia (nove), Turquia (quatro), França (duas) e Espanha (uma).

Nesta competição, Regina Dumbo, da província do Huambo, arrebatou o ouro,  na prova dos 200 metros, com o tempo de 28 segundos e  sete décimos. Juliana Moco conquistou a prata, ao cronometrar 28.30, e Beatriz António ficou com o bronze com 28.79. Emelóide Adelino ficou na quarta posição, com a marca de 29.19.

José Manuel, director-técnico e seleccionador nacional, mostrou-se satisfeito com as marcas pessoais, obtidas em Túnis.

"As marcas deixam bons indicadores para as próximas competições. Vamos procurar fazer melhor no Meeting de Marrakech”, disse o técnico ao Jornal de Angola.

Além da Selecção Nacional e da similar de Marrocos, na competição são aguardados, também os atletas da Tunísia, Argélia, África do Sul, Guiné-Bissau, Iraque, Uzbequistão, Índia, Qatar, Argélia, Turquia, França e Espanha.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto