Desporto

Selecção Nacional Masculina tropeça diante da Zâmbia no adeus

JA Online

A Selecção Nacional Masculina disse adeus às Olimpíadas de Xadrez, em Chennai, na Indía com uma derrota contra a Zâmbia.

10/08/2022  Última atualização 01H43
© Fotografia por: Twitter de usefulchess
Na mesa 1, o número um do conjunto nacional, David Silva defrontou o número um da equipa zambiana, Chitumbo Mwali, o duelo entre mestres internacionais terminou empatado ao cabo de 31 lances, sem que qualquer um deles se superiorizasse. 

Na mesa 2, o Mestre Fide, Sérgio Miguel defrontou o Mestre Internacional, Richmond Phiri que alinhou com as peças pretas, tendo aberto o jogo de forma equilibrada e aproveitando o erro do xadrezista angolano no 20.º turno que ao avançar peão de c6 para c5 permitiu que o adversário instalasse um cavalo em g5 e mantivesse o controlo da ala do rei até que na 30.º jogada, o MF nacional teve de desistir. 

Na mesa 3, o Mestre Fide, Domingos Júnior defrontou o outro Mestre Fide, Nase Lungu, optando pela conhecida abertura italiana para fazer face ao oponente. 

Seguindo uma série de jogadas menos assertivas, na 14.º turno  movimentou dama d1 para d2, permitindo ao Mestre da Zâmbia organizar as torres sobre a mesma coluna e exercer pressão sobre o rei que estava apenas coberto por um peão, mas tal vantagem não foi de todo aproveitada, ainda assim, o xadrezista nacional conseguiu acalmar a posição e alcançar um empate em 33 lances. 

Na mesa 4, Timothy Kabwe e o Candidato a Mestre, Amaro Lutuima protagonizaram um embate digno de um combate de kickboxing, com várias trocas de ataque e defesa, num duelo renhido até final, no entanto acabando por chegar a uma final de peão e rei contra peão e torre tendo ambos os jogadores apertado as mãos e encerrando o confronto na última partida das Olimpíadas para ambas selecções, com a vitória a sorrir ao país vizinho por 2.5 contra 1.5 do colectivo angolano. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto