Desporto

Selecção Nacional faz hoje últimos testes à Covid-19

Armindo Pereira

Jornalista

Os jogadores da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol realizam esta manhã, às 8h00, no Centro Laboratorial de Diagnóstico de Viana, o terceiro e último teste de despiste à Covid-19, tendo em vista a viagem para Yaoundé, Camarões, onde vai disputar de 19 a 21 do corrente a última janela FIBA de apuramento ao Campeonato Africano das Nações, Afrobasket'2021

15/02/2021  Última atualização 13H39
Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol © Fotografia por: Edições Novembro
Os resultados devem ser enviados à Comissão Médica da FIBA, de acordo com o guia de recomendações face à pandemia.
Em declarações ao Jornal de Angola, o vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Sílvio Lemos, disse que a selecção não está isenta de realizar outro teste à chegada. "Vamos levar em mãos os resultados dos testes. Se forem muito rigorosos, podemos ser testados em território camaronês à chegada. São normas e temos de as cumprir”, sublinhou.    

Após a realização dos testes, o grupo segue para o Pavilhão Multiusos do Ki-lamba, onde vai realizar, a partir das 10h00, o penúltimo treino antes da viagem na quarta-feira em voo fretado, segundo o dirigente.  
A coesão defensiva, o ataque, bem como o aperfeiçoamento das técnicas de penetração, transições e pressão ao homem com bola dominam o treino. O extremo-base Carlos Morais destacou a entrega dos companheiros para o compromisso.

"As coisas estão a correr bem e estamos com o grupo motivado. A filosofia da equipa técnica tem sido rapidamente compreendida. Com a conclusão dos treinos na terça-feira, vamos estar mais bem preparados para lutar pelas três vitórias”, disse.      
Amanhã, acontece o treino derradeiro antes do seleccionador José Neto definir os 12 jogadores para a "operação Yaoundé”. Malick Cissé e Hermenegildo Santos são as únicas dúvidas, depois de treinarem limitados sábado último.

Cissé teve uma entorse no tornozelo direito ao passo que Hermenegildo fracturou o indicador da mão direita. No entanto, o corpo clínico assegurou que, até amanhã, os mesmos vão estar totalmente recuperados.
"Esperamos que os dois jovens venham a representar condignamente o país, caso sejam seleccionados. Trata-se de mialgia de esforço, muito comum durante a realização de actividade desportiva. A recuperação decorre dentro da normalidade”, garantiu o fisioterapeuta António de Sousa.

José Neto está atento à movimentação que acontece na selecção de Moçambique e do Quénia, adversários de Angola na prova.          
"Vão apresentar-se com um novo corpo técnico e, certamente, trazem uma filosofia de jogo diferente em relação á que vimos na primeira janela. Resta saber, se vão trazer jogadores novos, e tudo isso pode resultar numa táctica diferente em função dessas mudanças”, analisou Neto.   
 
Angola precisa de uma vitória, mas o técnico garante que o objectivo é sair de Yaoundé com três vitórias e ocupar uma das três vagas reservadas a cada grupo de acesso directo à competição.
Eis os convocados: Gerson Domingos, Childe Dundão, Hermenegildo Santos, Pedro Bastos, Jacques da Conceição, Carlos Morais, Gerson Gonçalves "Lukeny”, José António, Leonel Paulo, Mohamed Malick Cissé, Wilson Ambrósio, Milton Valente, Alexandre Jungo, Melvyn da Silva, Aboubakar Gakou, Valdelício Joaquim, Jone Pedro e Jilson Bango.            
A primeira edição do Afrobasket foi realizada em 1962 na cidade do Cairo, Egipto.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto