Desporto

Selecção Nacional efectua treino táctico correccional

Melo Clemente

Jornalista

A pré-Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol realiza, esta quinta-feira(25), o treino correccional para o desafio, de amanhã, frente à similar da Costa do Marfim, partida que encerra a primeira jornada do Grupo C, da primeira janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo de 2023.

25/11/2021  Última atualização 08H20
Pupilos de Josep Clarós "Pep" estão expectantes quanto às escolhas do seleccionador nacional © Fotografia por: Edições Novembro
A menos de 24 horas do arranque da competição, o seleccionador nacional, Josep Clarós "Pep", continua a guardar, a sete chaves, os doze atletas que vão representar o "cinco" nacional na primeira janela de qualificação para a competição agendada para três países do continente asiático, nomeadamente Filipinas, Japão e Indonésia.


Júnior Mucaxi Braz, do 1º de Agosto Academia, e Clésio Castro, do 1º de Agosto, constituem os principais candidatos a ficarem de fora do "cinco" nacional. Os jogadores Teotónio Dó, Glofate Buiamba, Gerson Gonçalves "Lukeny", Aboubakar Gakou, Jilson Bango e Childe Dundão têm os respectivos lugares assegurados, assim como o extremo base, Islando Manuel "Papá Ngulo", Gerson Domingos (base), e Felizardo Ambrósio "Miller".


Ainda com as obras de acabamento em curso, no Pavilhão Acácias Rubras, os hendecacampeões africanos que se estreiam amanhã, às 17h00, frente à similar da Costa do Marfim, fizeram o reconhecimento ao piso da quadra, na terça-feira, ao passo que as outras selecções devem fazê-lo hoje. Os placares electrónicos, apesar de já estarem montados, precisam ainda de ser testados, sendo que o recinto estava ainda desprovido de sinal de Internet até ontem ao final do dia.


O seleccionador nacional continua a trabalhar com os catorze atletas convocados, devendo a escolha final dos doze acontecer apenas nas primeiras horas de amanhã. Os integrantes da comitiva angolana são submetidos, hoje, a testes da Covid-19. O técnico catalão, que tem a missão de assegurar a nona presença do "cinco" nacional numa fase final de uma Copa do Mundo, vai ensaiar, hoje, as últimas estratégias para suplantar, amanhã, a forte selecção da Costa do Marfim, actual vice-campeã africana.


Os aspectos defensivos, sem colocar de parte a componente ofensiva, têm dominado as sessões de treino dos hendecacampeões africanos, que já estão ambientados ao clima da cidade das Acácias Rubras. A Selecção Nacional está inserida no Grupo C, com as congéneres da Costa do Marfim, Guiné e República Centro Africana (RCA). No Grupo A estão as selecções da Nigéria, Mali, Uganda e Cabo Verde.



Ausência de publicidade

A ausência de placares publicitários nas principais artérias da cidade de Benguela está a marcar negativamente, a disputa da competição. Em face disso, são poucas as pessoas que sabem que a cidade acolhe, de 26 a 28 deste mês, a primeira janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo de 2023.

 
Reunião técnica

A reunião técnica acontece hoje,a partir das 17h00, numa das salas de reuniões do Pavilhão Acácias Rubras, em Benguela, recinto que, a partir de amanhã, começa a acolher os desafios dos grupos A e C. O facto foi revelado, ontem, à comunicação social, por Tony Sofrimento, membro do Comité Organizador. "Vamos realizar a reunião técnica amanhã (hoje), a partir das 17h00, no Pavilhão Acácias Rubras", revelou o antigo secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB). Os aspectos inerentes aos jogos, como a cor dos equipamentos, equipamentos alternativos, horários dos jogos, assim como as condições de biossegurança serão aflorados no encontro.


  Azáfama no Aeroporto Internacional da Catumbela

As selecções de Cabo Verde, Nigéria, Costa do Marfim e República Centro Africana desembarcaram, ontem, no Aeroporto Internacional da Catumbela, província de Benguela, onde começam a competir a partir de amanhã. Ontem, o aeroporto registou um movimento frenético, com a chegada de duas aeronaves que transportaram as delegações. A comitiva do Mali foi a primeira  a pisar o solo da cidade das Acácias Rubras. Uganda, integrante do Grupo A, deve chegar apenas hoje , proveniente da capital do país, apurou o Jornal de Angola junto de fonte do Comité Organizador.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto