Desporto

Selecção Nacional aprimora condição física nos Coqueiros

António Cristóvão

Jornalista

A Selecção Nacional de futebol para amputados cumpre, hoje, às 8h00, a quarta sessão de treino no Estádio Municipal dos Coqueiros, na Baixa de Luanda, tendo em vista a disputa do Campeonato do Mundo, de 30 de Setembro a 10 de Outubro, na Turquia.

29/06/2022  Última atualização 08H45
Combinado angolano ambiciona conquistar pela segunda vez o Campeonato do Mundo © Fotografia por: MIQUEIAS MACHANGONGO | EDIÇÕES NOVEMBRO

No bairro dos Coqueiros, a preparação estará virada para a avaliação da condição física individual, seguindo-se depois um mini-jogo entre o colectivo para aprimoramento dos aspectos técnicos. Aliás, nesta primeira semana de trabalho, os atletas vão ser submetidos aos exigentes exercícios físicos sem e com bola.

Às 15h00, o grupo volta a treinar no mesmo recinto, sempre com a pretensão de melhorar os índices físicos.

De manhã, a equipa técnica vai trabalhar com o grupo reduzido, porque a maioria dos atletas vai efectuar os exames médicos no Centro Nacional de Medicina do Desporto (CENAMED).

Para os testes médicos, foram seleccionados os atletas Augusto Lilito, Alberto Adelino, Lucas Fungula, Marcelino Alfredo, Rocha Manuel, Joaquim Mandingo, Aurélio Saguende, Pedro Vicente, Paciência Félix, António Maria, Jerónimo Benedito e Ndofula Kwanzambe.

Os atletas, que iniciaram a preparação nesta segunda-feira à tarde, no Estádio Nacional da Cidadela, vão treinar até sábado nas praias da Ilha do Cabo.

Amanhã, os jogadores voltam a trabalhar na Baixa de Luanda, com uma sessão de treino no período da manhã (8h00) e outra à tarde (15h00).

Nesta fase, o corpo técnico trabalha com 23 dos 25 jogadores convocados, com   João das Dores Chiquite e Hilário Capolo ausentes, mas com justificação.

O primeiro actua no futebol turco e é aguardado apenas no dia 10 de Julho, já que dias antes efectua o pedido para o enlace matrimonial no mês de Novembro, em Istambul. Já o segundo está a fazer os exames escolares na cidade de Benguela.

Condições asseguradas

As condições técnicas, logísticas e financeiras para a Selecção Nacional de futebol para amputados estão criadas, para a revalidação do título do Campeonato do Mundo, a ter lugar de 30 de Setembro a 10 de Outubro, na Turquia.

A garantia foi manifestada, nesta segunda-feira, pelo vice-presidente do Comité Paralímpico Angolano (CPA), Lobo do Nascimento, durante a conferência de imprensa para a apresentação dos 25 atletas da Selecção Nacional de futebol para amputados, realizada no Complexo da Cidadela.

"Temos responsabilidades não só de participar, mas também de trabalharmos para a revalidação do título. Tenho a certeza de que vamos  revalidar o troféu. Precisamos de trabalhar muito, porque os outros já estão em actividade para retirar-nos a taça”, disse aos jornalistas nacionais.

Lobo do Nascimento disse que o objectivo da Selecção Nacional é a revalidação do título mundial, conquistado em 2018, na cidade de Guadalajara, México.

"Não podemos ir com o sentimento de que qualquer resultado vale, não. Para nós, só valem as vitórias. Temos de nos engajar todos: treinadores, jogadores, direcção do CPA e patrocinadores, no sentido de tornar possível a revalidação do título”, sublinhou o dirigente desportivo no encontro com a imprensa, na qual Lobo do Nascimento reconheceu que o CPA já recebeu o suporte financeiro do Executivo, e de alguns patrocinadores da instituição, para a Selecção Nacional, mas sem avançar os valores.

"Já temos o apoio financeiro do Governo e, também, a ajuda dos patrocinadores para a participação no Mundial. Temos os três pressupostos essenciais para uma boa campanha na prova”, esclareceu o vice-presidente.

Apesar de ter admitido o encaixe financeiro, Lobo do Nascimento pediu outros tipos de apoios, com realce para o carinho dos munícipes de Luanda durante a preparação da Selecção Nacional.

"Precisamos de apoios e vamos trabalhar no sentido de captar estas ajudas, para atingirmos o objectivo traçado pela direcção do CPA”, finalizou.

 

 

 

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto