Os traços histórico-culturais de Angola desde as ancestralidades civilizacionais, às lutas pela conquista da independência, à paz e aos elementos caracterizadores dos novos tempos de desenvolvimento do país vão ganhar, doravante, maior impulso e representatividade no Museu das Civilizações Negras, em Dakar, Senegal.
A cantora Selda é a principal atracção do concerto “Lig Art”, agendado para quinta-feira, dia 28, no Centro Cultural Português-Camões.
Num concerto em que a música prende a alma e enriquece o espírito, a "Morena dos pés Descalços”, como é intitulada por muitos, vai levar para os fãs vários títulos do seu repertório que ajudaram a elevar a sua carreira.
Em fase de preparação do próximo álbum, a autora de vários sucessos musicais, como "Aquela Rua”, "Morena de Cá” e "Palavras Doces” promete que a noite vai ser recheada de fortes emoções, com performances originais e únicas de apreciar.
Guiselda Tainara ou simplesmente Selda é uma cantora angolana, com mais de 15 anos de carreira, com uma musicalidade influenciada pelo Soul Music, Semba e o Afro Jazz.
A "Morena dos pés Descalços”, como também é conhecida, agora dividida entre a maternidade e os palcos, afirma que jamais abdica de qualquer uma dessas actividades, por serem ambas muito prazerosas.
Selda é uma jovem cantora angolana conhecida no music hall nacional pelo CD de estreia "Morena de Cá”, lançado no ano passado no Parque da Independência, em Luanda. Entrou no mundo da música aos nove anos, na província da Huíla, e viveu com os pais até aos dez anos.
Influenciada pela avó, que gostava de cantar fado, e pelo pai, que nos tempos livres exercia a actividades de DJ, revelou que, para além do pai tocar canções de vários estilos, a mãe é fã de músicas de Whitney Houston, Roberta Miranda e Celine Dion, um ambiente que tinha em casa, que a transformou na cantora que é hoje.
Aos 16 anos, foi convidada por Jomo Fortunato para interpretar uma das músicas de sua autoria no Festival da Canção de Luanda, realizada pela Antena Comercial (LAC). No ano seguinte foi convidada pelo cantor Konde para participar no concurso musical da Cidade de Luanda, interpretando a canção "Kianda Luanda”.
Em 2011, Selda volta a estar na ribalta, ao participar no concurso ENSA/Arte da Canção, com um tema da sua autoria, que a levou a conquistar a terceira posição. Ainda em 2011, Selda aposta na carreira a solo, que culminou com o convite para abrir o espectáculo em Luanda do cantor e compositor cabo-verdiano Tito Paris.
O Concerto Lig ́Art é uma produção da Agência Criativa e Cultural Art Sem Letra, com foco na concepção, gestão e execução de projectos criativos e produção de eventos alternativos/sustentáveis com objectivo de ligar e libertar mentes por meio da arte.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA cantora Anna Joyce realiza amanhã, às 21h00, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, um grande show no qual promete brindar o público com os vários sucessos que fizeram dela uma das vozes mais ouvidas da actualidade. Agenciada pela produtora LS Republicano, Anna Joyce traz como convidados especiais os artistas Landrick e Prodígio.
Os Sona “desenhos e figuras geométricas na areia”, arte milenar do povo Lunda Cokwe, foi elevado, ontem, em Kasane, no Botswana, a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), confirmou ao Jornal de Angola o investigador Jorge Dias Veloso, membro da delegação angolana.
O Atelier D'Artes Lucengomono realiza quinta-feira, pelas 18h30, no Instituto Guimarães Rosa (Centro Cultural Brasil Angola) a primeira edição do concerto denominado “Ntemo”, da cantora e intérprete Tina Bunga com a participação especial do músico Dodó Miranda.
Fertilidade dos solos e abundância de água permitem a implementação de várias culturas, algumas das quais particularmente exigentes, como a videira e o olival, que já têm produções de elevada consideração, que permitem a montagem de indústrias nessa região da Província do Cuanza-Sul
O multilateralismo é a melhor opção para dar resposta aos diversos e complexos desafios do actual contexto da política internacional dos Estados e das instituições, defendeu, ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Angola juntou-se, domingo, aos demais Estados-membros, numa sessão especial organizada pelo Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a precaridade da situação sanitária em Gaza, território palestino ocupado, por Israel.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, vai avaliar diversos empreendimentos do sector nas províncias do Cuanza-Sul, Huambo e Bié, durante a visita de trabalho para radiografar as obras em curso no Sul do país.
Sob o lema “Promoção da Educação em Direitos Humanos para bem exercer a Cidadania”, a 10ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional vai realizar, hoje, na Sala Multiuso, a 2ª Conferência sobre Direitos Humanos, alusiva ao 75º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem.