A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
A petrolífera italiana Eni e o Ministério da Saúde assinaram, esta segunda-feira, um memorando de entendimento para a formação de até 100 profissionais de cardiocirurgia, para atender perto de 250 pacientes ao ano e re-forçar os serviços de hospital especializado
A nova modalidade de trabalho dos mediadores da Segurança Social vai permitir o alargamento da base contributiva no sistema do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS). A informação foi avançada, ontem, em Benguela, pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.
Teresa Rodrigues Dias falava durante o lançamento do primeiro grupo de mediadores da Segurança Social, constituído por 40 jovens, que começaram, ontem, as suas actividades, depois de um período de formação de 40 dias.
A actividade foi testemunhada pela vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Lídia Amaro.
A ministra destacou que o trabalho dos mediadores visa alargar a protecção social a todos aqueles que trabalham e que por efeito de vários riscos sociais, como velhice ou morte, colocam a si e/ou à sua família numa situação de perda de rendimentos e, consequentemente, de sofrimento e angústia.
A governante referiu que a existência do INSS tem como objectivo criar nos trabalhadores e suas famílias a certeza de que, ao longo da vida, na reforma e na morte, existam rendimentos, que sirvam de garantia, para que a felicidade destes trabalhadores e das suas famílias esteja minimamente assegurada.
Teresa Rodrigues Dias realçou que o país tem hoje um Instituto Nacional de Segurança Social que assumiu, nos últimos anos, o desafio de se modernizar, tornar-se mais robusto financeiramente e de capacitar as pessoas que nele laboram.
O INSS, acrescentou, tem como missão inscrever segurados e contribuintes, receber e garantir o pagamento das contribuições de Segurança Social, gerir os seus recursos e activos, bem como conceder e pagar as prestações sociais de acordo com a lei.
"Temos trabalhado arduamente para que o INSS reforce e modernize a sua capacidade de cumprir essa missão, melhorando a sua tecnologia, para atender os 2.130.000 segurados”, referiu.
Teresa Rodrigues Dias disse ser fundamental promover a formalização das relações laborais, estando o Executivo a trabalhar arduamente no Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), pelo que se deve estar atento ao número de empregadores que declaram remunerações e pagam contribuições.
Defendeu o reforço do valor das reservas técnicas e dos investimentos, bem como das medidas de controlo da evasão e de fraude à Segurança Social, através do reforço da capacidade inspectiva e de acções judiciais de cobrança de dívidas.
Função dos Mediadores da Segurança Social
A ministra disse que o papel dos mediadores da segurança social é prestar serviços aos contribuintes, segurados, pensionistas e beneficiários da Protecção Social Obrigatória e que a eles compete o exercício da actividade de mediação junto de todas as empresas e contribuintes, mesmo aquelas que já têm trabalhadores inscritos.
Reforçou ainda que os mediadores são profissionais liberais e trabalhadores por conta própria, bem como de todos os segurados, pensionistas e dos seus dependentes que sejam beneficiários de prestações sociais.
A profissão inovadora, revelou, serve também para promover o emprego de jovens com qualificações, bem como formalizar a economia e as relações laborais, garantindo o futuro e a sustentabilidade da Segurança Social.
Teresa Rodrigues Dias anunciou que estão a decorrer mais acções de formação em Luanda, para que, em breve, outras províncias tenham mediadores da Segurança Social.
Alertou que o mediador tem de assumir o papel de angariador de contribuintes e segurados, porque faz prospecção de mercado, com o objectivo de identificar e atrair novos contribuintes, bem como inscrever segurados.
"O mediador deve ir ao encontro dos potenciais utentes da Segurança Social, bem como facilitar a inscrição no sistema sem a exigência do Bilhete de Identidade", disse a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.
De acordo com o Decreto Presidencial 301/20, os mediadores vão ter remuneração consoante ao número de contribuintes que conseguirem inserir no sistema de Segurança Social.
O mediador é uma figura que ainda não foi implementada em nenhum país. Angola teve esta iniciativa, como uma das formas de alargar a base contributiva.
Ser maior de idade, com o ensino médio concluído e frequentar o curso de mediadores da Segurança Social constam entre os critérios para a nova profissão.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm total de 60 pessoas morreu e 309 ficou ferido em consequência de 279 acidentes de viação ocorridos no país ,entre 16 a 22 deste mês, informou o chefe de secção de Rádio e Televisão da Polícia Nacional, inspector-chefe Venâncio Victor.
Os traços históricos, linguísticos e rituais festivos dos nove principais grupos etnolinguísticos de Angola foram, exibidos na 7ª edição da Feira Antropológica, no Complexo Escolar São Domingos, distrito Urbano do Rangel, em Luanda.
O mercado da comuna da Funda, no município de Cacuaco, em Luanda, está pronto para receber novos vendedores, graças aos trabalhos de ampliação e melhoria das condições das suas estruturas físicas efectuados recentemente pelas autoridades locais, com vista a atrair mais vendedores que até ao momento efectuam as vendas nas ruas.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa a ser julgado esta terça-feira , no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.