Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
A segurança pública vai ser reforçada com mais 2.879 agentes, formados, durante sete meses, na sequência do primeiro turno do 20º curso básico de polícia.
Os recém formados fizeram o juramento de bandeira, ontem, no Instituto Superior de Ciências Policiais Osvaldo Serra Van-Dúnem, em Luanda.
Durante o acto, o ministro do Interior, Eugénio Laborinho, orientou os novos agentes a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos durante a formação, visando a garantia da segurança e tranquilidade públicas.
"Sejam exemplares agentes da Polícia Nacional, observando os princípios e valores da ética e da deontologia profissional, sem descurar o respeito pelo cidadão, às autoridades e aos símbolos do Estado angolano”, declarou.
Eugénio Laborinho referiu que o agente deve transmitir confiança e segurança às populações. "É este o polícia que esperamos que venham a ser, a partir de agora que fizeram o juramento de bandeira”, recomendou.
O ministro garantiu que os diversos órgãos do Ministério do Interior vão continuar a reforçar as acções de prevenção e combate à criminalidade, bem como de aumento do policiamento de proximidade e do diálogo com as comunidades, sobretudo com a juventude.
O 20º curso que encerra, acrescentou, está enquadrado nas estratégias do Presidente da República, João Lourenço, que visam continuar a garantir emprego aos jovens que tenham cumprido o serviço militar.
"Aos ex-efectivos das Forças Armadas Angolanas exortamos que, com a experiência obtida nas FAA e os conhecimentos adquiridos na formação de polícia, realizem um trabalho notório, digno de realce, que orgulhe a pátria”, reforçou o ministro Eugénio Laborinho.
Auto-controlo
O comandante-geral da Polícia Nacional, Arnaldo Carlos, exortou os novos agentes no sentido de elevarem os níveis de auto-controlo e de raciocínio rápido.
"A Polícia deve agir bem, ainda que sob pressão, e, acima de tudo, demonstrar alto e forte senso moral”, recomendou.
O 20º curso básico de polícia teve como principal objectivo dotar os formandos de capacidades técnico-profissionais para o desempenho da função específica de agente da autoridade e consciencializá-los quanto à correcta actuação, dentro dos parâmetros jurídicos policiais.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs funcionários e colaboradores da Edições Novembro participaram, esta quarta-feira, numa palestra sobre prevenção do suicídio no ambiente de trabalho com a psicóloga clínica Alice Conga, no âmbito das celebrações do Setembro Amarelo.
A circulação rodoviária no troço rua Friedrich Engels, está interdita nos dois sentidos, nos cruzamentos das ruas do 1.º congresso e do Quiban, no distrito da Ingombota, devido à reparação de um tubo com diâmetro nominal de 150 milímetros, soube, hoje, o JA Online.
O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, realiza, neste momento, visita às várias obras de acesso ao Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na zona de Bom Jesus, em Luanda.
Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
Angola reiterou, terça-feira, em Nova Iorque, o compromisso com a abolição das armas nucleares, através do envolvimento do país em fóruns regionais e internacionais, bem como mediante a plena implementação do Tratado de Pelindaba.
A actriz afro-americana, Viola Davis, é a mais nova membro do Conselho Consultivo Presidencial sobre o Envolvimento da Diáspora Africana dos Estados Unidos da América, anunciou, terça-feira, o Chefe de Estado daquele país, Joe Biden.