Sociedade

Segurança pública reforçada com mais de dois mil agentes

Engrácia Francisco

Jornalista

A segurança pública vai ser reforçada com mais 2.879 agentes, formados, durante sete meses, na sequência do primeiro turno do 20º curso básico de polícia.

01/06/2023  Última atualização 07H20
© Fotografia por: | Edições Novembro

Os recém formados fizeram o juramento de bandeira, ontem, no Instituto Superior de Ciências Policiais Osvaldo Serra Van-Dúnem, em Luanda.

Durante o acto, o ministro do Interior, Eugénio Laborinho, orientou os novos agentes a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos durante a formação, visando a garantia da segurança e tranquilidade públicas.

"Sejam exemplares agentes da Polícia Nacional, observando os princípios e valores da ética e da deontologia profissional, sem descurar o respeito pelo cidadão, às autoridades e aos símbolos do Estado angolano”, declarou.

Eugénio Laborinho referiu que o agente deve transmitir confiança e segurança às populações. "É este o polícia que esperamos que venham a ser, a partir de agora que fizeram o juramento de bandeira”, recomendou.

O ministro garantiu que os diversos órgãos do Ministério do Interior vão continuar a reforçar as acções de prevenção e combate à criminalidade, bem como de aumento do policiamento de proximidade e do diálogo com as comunidades, sobretudo com a juventude.

O 20º curso que encerra, acrescentou, está enquadrado nas estratégias do Presidente da República, João Lourenço, que visam continuar a garantir emprego aos jovens que tenham cumprido o serviço militar.

"Aos ex-efectivos das Forças Armadas Angolanas exortamos que, com a experiência obtida nas FAA e os conhecimentos adquiridos na formação de polícia, realizem um trabalho notório, digno de realce, que orgulhe a pátria”, reforçou o ministro Eugénio Laborinho.

 

Auto-controlo

O comandante-geral da Polícia Nacional, Arnaldo Carlos, exortou os novos agentes no sentido de elevarem os níveis de auto-controlo e de raciocínio rápido.

"A Polícia deve agir bem, ainda que sob pressão, e, acima de tudo, demonstrar alto e forte senso moral”, recomendou.

O 20º curso básico de polícia teve como principal objectivo dotar os formandos de capacidades técnico-profissionais para o desempenho da função específica de agente da autoridade e consciencializá-los quanto à correcta actuação, dentro dos parâmetros jurídicos policiais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade