Angola caminha para o aumento significativo do domínio de produção bovina, em função do melhoramento genético que se tem registado nos últimos tempos, admitiu o presidente da Cooperativa dos Criadores de Gado da região Sul de Angola, Salvador Rodrigues.
O presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, garantiu à imprensa, que a instituição que dirige fez um investimento de mais de 580 milhões de kwanzas, cerca de 1 milhão e meio de dólares, em equipamentos para salvaguarda da segurança marítima.
Falando durante a visita de uma delegação da Guarda Costeira norte-americana às instalações da empresa portuária, na terça-feira, o responsável afirmou que os investimentos incidiram sobre a compra de equipamentos como máquinas de raio X, detectores de metais, de sinalização marítima e portuária, meios de comunicação e outros indispensáveis para o sistema de segurança.
Celso Rosas considerou, ainda, a visita da delegação norte-americana como de transcendental importância para a imagem, o bom nome e o prestígio do Porto do Lobito.
"A delegação da Guarda Costeira dos Estados Unidos efectua uma visita de auditoria para poder, ‘in loco’, constatar como o nosso sistema de segurança funciona, à luz do código de SPS, que estabelece as normas internacionais e que estão em vigor em todos os portos do mundo, cujos países são membros da Organização Internacional Marítima (OIM)”, notou o líder do Porto do Lobito.
"Angola é membro da OIM e, por conseguinte, adoptou as suas convenções e logo o código SPS é aqui implementado”, acrescentou o PCA do Porto do Lobito.
Em relação à visita da delegação norte-americana, Celso Rosas lembrou que os integrantes tiveram a oportunidade de ver o que está a ser implementado com base em medidas de rigoroso acesso, controlo no movimento de pessoas no interior e na periferia do porto, assim como as mercadorias que passam por este empreendimento portuário.
"De um tempo a esta parte, de facto, temos dado muitas acções de formação para os nossos trabalhadores, primando e priorizando o factor humano naquilo que deve ser o seu bom desempenho. O que eu vos posso assegurar é que temos um porto aberto ao mundo, onde os navios vêm e atracam com segurança marítima e portuária”, afirmou.
O presidente do Porto do Lobito realçou que o facto de os Estados Unidos serem uma potência, o que eleva a interligação estabelecida com aquela troca de experiências. "Foi importante ouvir deles que fazem apreciação do trabalho realizado no âmbito da elaboração de documentos, os planos de medidas de segurança, de impacto ambiental, emergência, contingência, bem como ver como é que estamos a realizar os nossos simulacros”, enfatizou.
Celso Rosas indicou que a delegação teve a oportunidade de visualizar tudo, para poder aconselhar a perspectiva do Conselho de Administração do Porto do Lobito para melhoria do desempenho. "Daí a nossa abertura para esta cooperação”, reforçou.
Por seu turno, John Robertson, que chefiou a delegação da Guarda Costeira norte-americana, enalteceu a cordialidade e hospitalidade de que foram alvo no Porto do Lobito.
Ainda na terça-feira, o presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito recebeu uma delegação de Setúbal, Portugal, que esteve em Benguela a participar numa Conferência sobre Logística e Transportes, e assim como o embaixador da Holanda em Angola, Tsjerard Hoekstra.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Conselho de Administração e a Comissão Executiva do Banco Yetu anunciaram, sexta-feira, um lucro de 10,5 mil milhões de kwanzas, alcançado em 2021, duas vezes e meia a mais quando comparados aos 4,1 mil milhões de 2020.
A Solenova, uma joint-venture detida em partes iguais pela Sonangol e a italiana Eni para o desenvolvimento de energias renováveis, lançou, sexta-feira, a primeira pedra para a construção da Central Fotovoltaica de Caraculo, no Namibe.
O Instituto Nacional de Petróleos (INP) está a trabalhar nos detalhes finais de um plano curricular para a criação do primeiro curso de energias renováveis, com vista a formar quadros para prestarem assistência técnica aos projectos de energias fotovoltaicas instalados no Sul do país.
O centro de pesquisa Cedesa defendeu, este domingo, que Angola deve criar, "no curto prazo", zonas especiais de turismo e investir em infra-estruturas, para desenvolver um sector com "enorme potencial", tendo como alvo os mercados da Ásia e Rússia.
O MPLA vai propor, como Vice-Presidente da República, para o período 2022/2027, uma senhora, informou, esta tarde, o presidente do partido, João Lourenço, na abertura da reunião extraordinária do Comité Central, que decorre neste momento, no Centro de Conferência de Belas, em Luanda.
O Centro de Processamento de Dados de Angola Eleitorais, espaço onde serão recebidos, verificados e validados os documentos relativos à apresentação de candidaturas às eleições gerais começa a funcionar esta quarta-feira, 25, anunciou hoje a presidente do Tribunal Constitucional de Angola.
Esperança Maria da Cunha é o segundo nome que consta da lista de deputados do MPLA à Assembleia Nacional, cuja figura poderá ascender ao posto de Vice-Presidente da República, caso o partido ganhe as Eleições Gerais de Agosto próximo.
A lista de candidatos a deputados do MPLA, para o período 2022-2027, pode ser conhecida, hoje, no final da reunião extraordinária do Comité Central, que decorre, neste momento, no Centro de Conferência de Belas, sob orientação do líder do partido, João Lourenço.
O presidente do MPLA, João Lourenço, afirmou, nesta segunda-feira, em Luanda, que “os partidos da oposição estão a levar a cabo uma campanha interna e externa para descredibilização das eleições mesmo antes delas se realizarem”.
O centenário de Agostinho Neto é o foco da edição deste ano do Top dos Mais Queridos, cuja gala acontece dia 7 de Outubro, em formato especial, num espectáculo que vai reunir um conjunto de modalidades artísticas, como a música, dança, teatro e a poesia.