Política

Segurança alimentar centraliza atenções

A secretária de Estado das Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, apelou, quinta-feira, em Addis Abeba, aos países africanos a reflectirem sobre como obter resultados práticos para a criação de melhores condições de vida, para as populações.

16/10/2021  Última atualização 08H00
A secretária de Estado das Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, apelou, quinta-feira, em Addis Abeba, aos países africanos a reflectirem sobre como obter resultados práticos para a criação de melhores condições de vida, para as populações. © Fotografia por: Edições Novembro
Falando sobre o tema da União Africana para o próximo ano, referente à nutrição e segurança alimentar, Esmeralda Mendonça considerou a malnutrição "um dos grandes desafios que  África enfrenta, agudizado pela pandemia da Covid-19 e que tem afectado as camadas mais vulneráveis da população, composta maioritariamente por mulheres, crianças e jovens".

A secretária de Estado das Relações Exteriores chefiou a delegação angolana na 39ª sessão do Conselho  Executivo da União Africana, que terminou ontem.

"Neste sentido, consideramos importante a implementação das recomendações do Programa Global para o Desenvolvimento da Agricultura em África (CAADP) e a Declaração de Malabo, para reforçar os programas de produção agrícola e de segurança alimentar”, acrescentou.

Destacou que a implementação das actividades do tema de 2022 deve continuar para além da periodicidade habitual de um ano, dada a sua importância estratégica para o desenvolvimento rural e segurança alimentar em África.

Esmeralda Mendonça concluiu ser necessário e adequado que o Departamento da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Meio Ambiente Sustentável, que tem como comissária a angolana Josefa Sacko, desempenhe um papel de liderança no referido processo, mobilizando vontades e recursos para a consecução dos objectivos do tema de 2022.

Esmeralda Mendonça saudou o trabalho feito pelo Comité dos Representantes Permanentes relativo à proposta de Orçamento para 2022, tendo apoiado as conclusões contidas no relatório da 42ª sessão ordinária, recém-realizada.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política