As obras de asfaltagem do troço rodoviário que liga o município do Luau ao Alto-Zambeze, na província do Moxico, vão ter início este ano.
A coordenadora do Comité da Mulher Sindicalizada da União dos Sindicatos do Huambo, Elizabete Katende, pediu à direcção do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) para desenvolver acções que ajudem a assegurar os direitos das empregadas domésticas, em especial as que já estão inscritas no sistema de protecção, com base na Lei Geral do Trabalho.
O Ministério da Indústria e Comércio procedeu, na sexta-feira, 28, ao acto oficial de lançamento da IIª Fase do Plano de Aquisição de Carrinhas para o escoamento da produção nacional, na província de Cabinda.
O acto que teve lugar no largo do Centro Cultural Chiloango, foi presidido pela governadora de Cabinda, Mara Quiosa, tendo sublinhado o grande potencial da região, no que diz respeito à produção agrícola.
Disse também que as carrinhas ora entregues aos Operadores de Transportes de Mercadorias (OTM's), no âmbito do Programa Integrado para o Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDRC), vão ajudar a minimizar as dificuldades que os mesmos enfrentam, impulsionando sobremaneira na dinamização do escoamento da produção local e do consequente aumento da produção.
Mara Quiosa alertou os operadores económicos que beneficiaram das viaturas a dedicarem as suas actividades exclusivamente, ao escoamento de produtos do campo, e no sentido de se aferir o cumprimento desta cláusula contractual, o governo provincial vai fazer o acompanhamento permanente destes agentes.
Para que estas carrinhas tenham um tempo de vida considerável, a governadora de Cabinda apelou ainda aos agentes económicos a primarem pela regular manutenção das mesmas e, neste sentido, prometeu trabalhar para a contínua melhoria das estradas para facilitar a mobilidade destas e outras viaturas.
Por sua vez, o director Nacional para o Desenvolvimento do Comércio Rural, Allan Varela, em representação do Ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, disse que espera pela colaboração de todos os operadores para que este programa possa beneficiar e impactar mais pessoas.
O responsável sublinhou que o valor a que estas carrinhas estão a ser comercializadas, no caso concreto 9.600.000, corresponde a uma subvenção do Estado na ordem de 75%, na lógica de que estes camiões se dediquem, unicamente, ao transporte de produtos do campo, mas também que cheguem à mesa do cidadão a um preço módico.
Allan Varela referiu ainda que no escopo deste programa consta o projecto "Kaleluia", através do qual serão distribuídas pelo país, mediante concurso público, 1300 motorizadas de três rodas, sendo que a província de Cabinda vai beneficiar 60.
Prestigiaram o acto, os vices-governadores de Cabinda para o sector Político e Social, Miguel de Oliveira e para o sector Económico, Macário Lembe, as Presidentes do Conselho de Administração e do Conselho Executivo do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), Maria do Carmo e Patrícia de Almeida, o representante do FACRA, entidades tradicionais e demais entidades convidadas.
Nesta IIª Fase, os Operadores de Transportes de Mercadorias da província de Cabinda beneficiaram de 10 Carrinhas de marcas KAMAZ e GAZ.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs orçamentos contratuais das obras do Plano de Intervenção Integrado aos Municípios (PIIM), na província do Moxico, precisam de ser revistos, devido ao mau estado das vias de acesso, apelaram, os empreiteiros ao governador local, Ernesto Muangala.
O segundo comandante provincial de Malanje da Polícia Nacional, o subcomissário, Celso Pinda, referiu, esta sexta-feira, a necessidade da permanente formação dos efectivos, treinamento e modernização dos equipamentos para corresponder aos desafios da actualidade.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, este sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralímpiada de Xadrez que decorreu, em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
A missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.