Regiões

Segunda fase do Plano de Aquisição de Carrinhas dinamiza escoamento da produção

JA Online

O Ministério da Indústria e Comércio procedeu, na sexta-feira, 28, ao acto oficial de lançamento da IIª Fase do Plano de Aquisição de Carrinhas para o escoamento da produção nacional, na província de Cabinda.

30/10/2022  Última atualização 20H21
© Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO

O acto que teve lugar no largo do Centro Cultural Chiloango, foi presidido pela governadora de Cabinda, Mara Quiosa, tendo sublinhado o grande potencial da região, no que diz respeito à produção agrícola.

Disse também que as carrinhas ora entregues aos Operadores de Transportes de Mercadorias (OTM's), no âmbito do Programa Integrado para o Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDRC), vão ajudar a minimizar as dificuldades que os mesmos enfrentam, impulsionando sobremaneira na dinamização do escoamento da produção local e do consequente aumento da produção.

Mara Quiosa alertou os operadores económicos que beneficiaram das viaturas a dedicarem as suas actividades exclusivamente, ao escoamento de produtos do campo, e no sentido de se aferir o cumprimento desta cláusula contractual, o governo provincial vai fazer o acompanhamento permanente destes agentes.

Para que estas carrinhas tenham um tempo de vida considerável, a governadora de Cabinda apelou ainda aos agentes económicos a primarem pela regular manutenção das mesmas e, neste sentido, prometeu trabalhar para a contínua melhoria das estradas para facilitar a mobilidade destas e outras viaturas.

Por sua vez, o director Nacional para o Desenvolvimento do Comércio Rural, Allan Varela, em representação do Ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, disse que espera pela colaboração de todos os operadores para que este programa possa beneficiar e impactar mais pessoas.

O responsável sublinhou que o valor a que estas carrinhas estão a ser comercializadas, no caso concreto 9.600.000, corresponde a uma subvenção do Estado na ordem de 75%, na lógica de que estes camiões se dediquem, unicamente, ao transporte de produtos do campo, mas também que cheguem à mesa do cidadão a um preço módico.

Allan Varela referiu ainda que no escopo deste programa consta o projecto "Kaleluia", através do qual serão distribuídas pelo país, mediante concurso público, 1300 motorizadas de três rodas, sendo que a província de Cabinda vai beneficiar 60.

Prestigiaram o acto, os vices-governadores de Cabinda para o sector Político e Social, Miguel de Oliveira e para o sector Económico, Macário Lembe, as Presidentes do Conselho de Administração e do Conselho Executivo do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), Maria do Carmo e Patrícia de Almeida, o representante do FACRA, entidades tradicionais e demais entidades convidadas.

Nesta IIª Fase, os Operadores de Transportes de Mercadorias da província de Cabinda beneficiaram de 10 Carrinhas de marcas  KAMAZ e GAZ.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões