Sociedade

Segunda fase de cirurgias gratuitas ao lábio leporino abre em Fevereiro

Alexa Sonhi

Jornalista

O Hospital Josina Machel vai realizar, de 7 a 14 de Fevereiro do corrente ano, a segunda fase da campanha de cirurgias gratuitas ao lábio leporino e fenda do palato, na província do Bié.

20/01/2023  Última atualização 05H55
© Fotografia por: DR

A campanha, que vai decorrer sob orientação do Ministério da Saúde, tem como lema: "tenha um rosto saudável, sorriso confiante, autoestima e inclusão social garantida”.  

O responsável pela equipa cirúrgica, cirurgião maxilofacial Agnelo Lucamba, explicou que se pretende superar o número registado na fase anterior, onde foram operadas 153 crianças, em Setembro do ano passado, em Luanda.  

"Diferentemente da primeira fase, vão ser operadas crianças já com idade escolar e adolescentes, residentes na província do Bié e cidades vizinhas da zona Sul do país”, disse Agnelo Lucamba.

Explicou que as crianças vão ser operadas no Hospital Dr. Walter Strangway, na cidade do Cuito, por uma equipa multidisciplinar, composta por 22 profissionais, entre médicos especialistas em cirurgias maxilofaciais e anestesiologistas.  

O responsável pela equipa cirúrgica apela a todos que tiverem ou conhecerem alguma criança com as deformidades mencionadas e que vivam na província do Bié ou arredores no sentido de encaminhá-la ao Hospital Dr. Walter Strongway, a fim de ser cadastrada e operada.   

De acordo com o especialista em maxilofacial, anteriormente o Estado gastava muito dinheiro com o enviu de crianças com a referida patologia ao exterior do país, a fim de serem tratadas. "Mas, hoje, já é possível operar localmente um número elevado de crianças com lábio leporino e/ou fenda do palato, a custo zero”, realçou o médico.  

Agnelo Lucamba deu a conhecer que o processo cirúrgico é rápido, com duração de 45 minutos a uma hora, sendo que, muitas vezes, o paciente pode receber alta médica no mesmo dia.  

Acrescentou que o atendimento não termina apenas com a cirurgia, abrange um trabalho multidisciplinar, envolvendo especialistas como fonoaudiologistas (que tratam da fala), estomatologistas, otorrinolaringologistas e psicólogos, para garantir melhor recuperação do paciente.  

"Por conta da má formação dos lábios e da fenda do palato, essas pessoas falam de forma anasaladas (o som sai pelo nariz), têm problemas de deglutir os alimentos e, com isso, adquirem vários problemas no estômago, além de outras complicações referentes à audição”, explicou.  

O médico avançou que, por meio de consultas periódicas e ecografias, é possível saber, ainda no ventre, as características do bebé, evitando, assim, reações estranhas, que muitos pais têm tido após o nascimento das crianças.  

Segundo o cirurgião maxilofacial, na primeira campanha, que decorreu em Setembro de 2022, na província de Luanda, foram operadas 153 crianças, vindas de vários pontos do país.  A fenda palatina é caracterizada por uma abertura no céu da boca, enquanto o lábio leporino é por um corte nos lábios, ou falta de tecido, entre o lábio superior e o nariz.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade