Cultura

“Segredos” do actor Costa Vilola retratados em livro motivacional

Manuel Albano |

Jornalista

O livro “Eu Mudei, Tu Podes: Do Quase Nada ao Quase Tudo” é o título do livro do actor e humorista Costa Vilola, a ser apresentado no dia 9 de Fevereiro, no Espaço Palmeiras, em pré-lançamento, e dois dias depois, numa sessão pública de venda e assinatura de autógrafos.

24/01/2023  Última atualização 11H04
Capa do livro com o qual Costa Vilola faz estreia na literatura © Fotografia por: DR
Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o autor do livro do género motivacional explicou que a ideia do projecto surgiu depois da participação no programa Zap News, do ex-apresentador e músico Daniel Nascimento, onde foi convidado para falar da sua trajectória artística.

O "General Foge a Tempo”, como é conhecido "No Cúbico dos Tuneza”, disse que os leitores e admiradores do seu trabalho enquanto artista, vão encontrar histórias de superação onde desvenda segredos e os processos pelos quais passou para ser actualmente dos jovens mais influenciadores do país.

Questões de como atingiu o sucesso, mesmo nascendo num berço de extrema pobreza, os erros cometidos e as peripécias da vida, a superação dos obstáculos sem ter apoios ou influências dos chamados "sabes quem eu sou?” são temas apresentados no livro.

O livro, segundo Costa Vilola, inclui autobiografia e um conjunto de conhecimento e experiências de vida que dão lugar a um livro de desenvolvimento pessoal (também chamado de livro de auto-ajuda).

De um modo geral, resumiu, o livro aborda a sua trajectória desde o anonimato ao sucesso e à fama, bem como do sofrimento à felicidade. "Saí do quase nada ao quase tudo. Deixei o mundo da criminalidade e me auto-superei, consegui abandonar o álcool.

 Procurei me focar nas coisas positivas e me libertei para ir atrás dos meus sonhos. Venci o medo do fracasso e enfrentei a vida de cabeça erguida rumo à concretização dos sonhos e objectivos ", enfatizou.

Do ponto de vista estrutural, Costa Vilola explicou que o livro é constituído por quatro capítulos. No primeiro, o leitor tem a oportunidade de conhecer mais a fundo a natureza da identidade, bem como a história pessoal, académica e profissional. Porém, no segundo capítulo, o leitor conhecerá os sete segredos do sucesso de Costa Vilola.

No terceiro capítulo, o leitor terá a oportunidade de conhecer a filosofia de vida do autor do livro e no quarto capítulo, terão o privilégio de se beneficiar de um conjunto de orientações sobre as mais variadas áreas da vida.

Costa Vilola é actor há mais de 23 anos e director artístico do grupo de humor "Os Tuneza”. Formou-se em Relações Internacionais pela Universidade Técnica de Angola (UTANGA). Tem formações e conhecimentos sistematizados sobre Técnicas de Negociação; Marketing e Planea-

mento Estratégico; Gestão de Conflitos e Inteligência Emocional; Gestão e Resolução de Conflitos em Contexto de Pressão; Teatro, Televisão e Cinema; Educação Social; Abordagem Temática e Análise Estética e Artística.

Actualmente é o humorista angolano mais premiado, tendo sido condecorado com três prémios Moda Luanda nas edições de 2008, 2018 e 2019. Por conta da sua entrega focada no trabalho, ganhou o prémio Globos de Ouro, nas edições de 2018/2019, e o prémio de Homem do Ano, edição de 2019, na Gala Angola Fashion Awards. Além de estar a trabalhar como humorista, tem trabalhado em actividades sociais voltadas, sobretudo, à camada juvenil.

É o fundador de um projecto social que tem a missão de servir as pessoas (principalmente adolescentes e jovens), aconselhando-as a perdoarem-se a si próprias, a mudarem as suas mentalidades, a fim de conseguirem moldar o carácter e mudar as suas condições de vida.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura