Desporto

Sede dos nacionais é anunciada este mês

Silva Cacuti

Jornalista

O director técnico da Federação Angolana de Andebol (FAAND), Tony Costa, garantiu que o anfitrião do 42º Campeonato Nacional sénior, em ambos os sexos, vai ser anunciado nos próximos dias, concluído que está o processo de recepção de candidaturas.

16/03/2021  Última atualização 16H34
Atletas estão expectantes em relação ao início da principal competição do calendário © Fotografia por: José Cola | Edições Novembro
"Vamos anunciar na próxima semana a província indicada; não posso, sequer, dizer quantas se candidataram. O processo de candidaturas está terminado. Vamos reunir e, no seu tempo, anunciar”, disse.
Tony Costa evitou confirmar a cidade do Lubango, Huíla, mas também não negou que seja a escolhida. Recentemente, uma fonte próxima à Federação disse ao Jornal de Angola que aquela circunscrição estava bem encaminhada para ser o próximo destino da competição.

"Receio que a mudança de governador possa interferir nesse processo. Estava tudo acertado e com aval de Luís Nunes, antes da exoneração”, voltou a confidenciar a fonte.
Caso se confirme a realização da prova no Lubango, vai ser a primeira vez, depois de Luanda, Luena, Cuito e Moçâmedes. O Interclube detém o troféu masculino, enquanto o 1º de Agosto é campeão da classe feminina.

O processo de candidatura aberto às províncias encerrou ontem. O campeonato nacional está aprazado para o período de 28 de Abril a 15 de Maio, segundo o calendário de provas da FAAND.
Em recentes declarações, à margem da cerimónia de apresentação do seleccionador nacional, José do Amaral Júnior "Maninho” admitiu a alteração à calendarização.


  Luanda homologa jogos provinciais
O Petro de Luanda comanda a classificação do Campeonato Provincial sénior feminino com seis pontos resultantes de três vitórias em igual número de jogos, segundo a homologação da Associação Provincial de Andebol de Luanda (APAL). O 1º de Agosto, detentor do título, vem na segunda posição com quatro pontos, enquanto o Desportivo Maculusso fecha o pódio com dois.
Depois da dupla vitória sobre o Desportivo Maculusso (28-20 e 30-19), referentes à quinta jornada da primeira e da segunda voltas, o emblema petrolífero despachou, na sexta-feira, o Progresso Sambizanga por 33-16.

O 1º de Agosto baptizou, na passada quinta-feira, a equipa da Academia e derrotou-a por 34-22.  No jogo entre irmãos, a maior pujança competitiva superou a vontade de ganhar as "caloiras”.  
No dia seguinte, a saga vitoriosa do 1º de Agosto vitimou o Maculusso por 31-22. A equipa afecta à empresa de tecnologias de informação Sistec (Maculusso) é a que mais jogos disputou. As 'informáticas' venceram as 'progresssistas' do Sambizanga, na quinta-feira, por 28-21.

Na próxima quinta-feira, o destaque da competição vai para a terceira jornada que vai ser aberta pelo duelo entre Petro de Luanda e 1º de Agosto, às 18h00, na Cidadela Desportiva. Para a mesma jornada, no campo do RI20, a Academia recebe o Maculusso.
Em masculinos, o Interclube manda a tabela geral. Os "polícias” venceram os dois jogos realizados diante do Petro de Luanda. Aliás, são os únicos jogos disputados nessa classe.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto