Um total de 1.740 toneladas de milho foi colhida pela empresa agrícola Jardins da Yoba, durante a campanha agrícola 2021/2022, nos municípios da Chibia e Humpata, província da Huíla.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, nesta quarta-feira, um médico do Hospital Provincial do Uíge, por actos de corrupção e recebimento de indevido de valores para a comparticipações na compra de sémis prótese e fio de aço no valor 70 mil kwanzas.
Os sectores da Educação e da Saúde no município do Cambulo, província da Lunda-Norte, estão a ser reforçados com infra-estruturas, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
A informação foi prestada pela administradora municipal, Domingas Martins, à margem de uma visita do governador Ernesto Muangala àquela circunscrição.
Acrescentou que, entre os projectos em curso, contam a construção de três escolas e igual número de postos de saúde.
Segundo Domingas Martins, das obras do PIIM no Cambulo destaque, também, para a construção de três residências para quadros, furos de água potável e um complexo administrativo autárquico.
Particularmente , no sector da Educação, o município foi contemplado com duas escolas de doze salas de aula e uma de sete salas de aula, explicou.
Domingas Martins esclareceu que, das três escolas, duas já foram inauguradas, sendo uma de 12 salas de aula, na vila do Nzagi, e outra de sete na comuna do Canzar.
A terceira escola, também com 12 salas de aula, que está a ser erguida na localidade do Cassanguidi, é concluída em breve, segundo a administradora.
Deu a conhecer que a conclusão das obras da Escola do Cassanguidi, que nesse momento situam-se na ordem dos 59 por cento de execução física, tendo sido pagos 64 por cento do orçamento, está prevista para Julho do corrente ano.
A administradora municipal do Cambulo garantiu que, com a entrada em funcionamento da escola do Cassanguidi fica minimizado o problema da falta de infra-estruturas de ensino naquela localidade, que conta com cerca de 14 mil habitantes.
Quanto às unidades sanitárias, a administradora municipal explicou que, dos três postos de saúde, dois estão a ser erguidos na comuna do Luia e um na de Canzar.
Famílias no Lôvua à espera do Kwenda
O município, que completou, recentemente, o sétimo aniversário, desde a sua elevação, a 6 de Maio de 2015, é o terceiro na Lunda-Norte a beneficiar do referido projecto.
Durante a sua intervenção, que coincidiu com o início da formação de trinta Agentes de Desenvolvimento Comunitário (ADECOS), o responsável do FAS na Lunda-Norte disse que este número pode aumentar, tendo em conta a mobilidade de pessoas de um lado para outro.
Durante a acção formativa vão ser abordados temas ligados às quatro componentes do Kwenda, nomeadamente Transferências Sociais Monetárias, Inclusão Produtiva das Famílias Vulneráveis, Municipalização da Acção Social e Reforço do Cadastro Social Único.
No Lôvua, o cadastramento das famílias vulneráveis começa depois da formação dos agentes comunitários, incluindo o de "validação comunitária”, que consiste na reconfirmação dos agregados que, na fase subsequente, beneficiam do processo de transferências monetárias.
A validação comunitária é o momento em que as famílias cadastradas, porta-a-porta em cada aldeia e bairro, confirmam os nomes entre os seleccionados ou não, para as transferências monetárias, por via das listas afixadas pelo FAS, explicou João do Nascimento.
O chefe de Departamento Provincial do FAS informou que o processo de cadastramento e validação comunitária visa, essencialmente, dar capacidade financeira e produtiva às famílias vulneráveis.
Sublinhou que o Kwenda não
se circunscreve apenas na atribuição de dinheiro, mas também da acção de
inclusão produtiva e de cadastramento das comunidades.
Esclareceu que o
cadastramento vai continuar.
Victorino Matias | Lóvua
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA representante adjunta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Mamiosa Rangers, garantiu, segunda-feira, na cidade do Sumbe, que a instituição vai ajudar a melhorar o programa de subvenção para sector da Saúde no país, através do Fundo Global.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
Os habitantes do município do Cuito, capital político-administrativa da província do Bié, são a favor de uma maior divulgação do Dia dos Mártires da Resistência da Batalha que se desenrolou na cidade, logo após à divulgação dos resultados das eleições de 1992, cujos resultados não foram aceites pela UNITA.
A equipa do Cuando Cubango FC pode anunciar, a qualquer momento, a desistência da disputa da próxima edição do Girabola, por falta de um patrocinador oficial para suportar todas as despesas com salários, prémios de jogo, deslocações, alojamento e alimentação.
Os embaixadores africanos acreditados no Egipto receberam, na quarta-feira, informações sobre o processo eleitoral em curso em Angola, convocadas pelo Presidente da República, João Lourenço, para o dia 24 de Agosto do corrente ano.
Todas as despesas com o internamento do antigo Presidente José Eduardo dos Santos numa clínica em Barcelona (Espanha) estão a ser custeadas pelo Executivo angolano, revelou, nesta quinta-feira, ministro das Relações Exteriores, Téte, António.
O papel preponderante das questões de Defesa e Segurança nas agendas interna e externa dos Estados, através de mecanismos de concertação multilateral ou nas organizações internacionais, foi enaltecido quarta-feira(29), em Luanda, pelo presidente da Assembleia Nacional.
A II Conferência dos Oceanos, que decorre desde 27 de Junho até 1 de Julho, em Lisboa, Portugal, sob o tema “reforçar a acção dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do ODS14: avaliação, parcerias e soluções”, elegeu Angola como uma das vice-presidentes e relatora-geral do evento.