Regiões

Sector social impulsiona desenvolvimento de Menongue

Ezequiel Ndala| Menongue

O administrador de Menongue, Ernesto da Silva, reafirmou a contínua aposta nos sectores da Saúde, Educação e Agricultura, consideradas áreas de extrema importância para o desenvolvimento socioeconómico do município.

06/01/2023  Última atualização 06H55
Administração Municipal de Menongue vai continuar a trabalhar na construção de unidades sanitárias de referência © Fotografia por: DR
Ernesto da Silva garantiu que, durante o corrente ano, a Administração Municipal de Menongue vai continuar a trabalhar na construção de unidades sanitárias e escolas, assim como no fornecimento de insumos agrícolas, para que os camponeses aumentem as áreas de cultivo e a produção.

Acrescentou que, no que toca à Agricultura, dar-se-á mais atenção às cooperativas e associações de camponeses, tendo em conta que o sector é de grande relevância para a melhoria das condições de vida nas comunidades rurais e não só.

"Acreditamos que a aposta séria na produção agrícola vai contribuir imenso para o fomento do emprego e diminuição da pobreza”, disse o administrador, acrescentando que o Governo Provincial está a apoiar os pólos agrícolas nos perímetros de irrigação do Missombo, Lihelo, Lucila, Licola, Cachimbo, Wenhe, Mavinda, Waiyla e Zingoma, que têm estado a proporcionar grandes quantidades de cereais, tubérculos e hortícolas para a população do Cuando Cubango e não só.

Deu a conhecer que dos 110.580 hectares previstos para a campanha agrícola 2022/2023 estão em preparação 18.271 hectares, sendo 7.220 de forma manual, 6.531 por tracção animal e 4.520 de forma mecanizada, acrescentando que a campanha agrícola vai envolver 55.290 famílias camponesas.

Ernesto da Silva disse que, na presente campanha agrícola, prevê-se a colheita de 88.464 toneladas de produtos diversos. 

Segundo o administrador de Menongue, para o êxito da campanha agrícola 2022/2023 foram distribuídos insumos agrícolas e sementes a cooperativas e associações de camponeses, com realce para 49.500 toneladas de milho, 25 toneladas de arroz, 1,5 toneladas de Massango, igual número de massambala e 500 quilogramas de feijão-frade.

Foram ainda distribuídos aos camponeses 250 enxadas, 200 catanas, dez kits de artefactos para pesca, 13 cabeças de gado bovino para tracção animal e duas toneladas de fertilizantes.

Disse que, apesar de diversas dificuldades, o balanço feito em 2022 é positivo, a julgar pelos bons resultados obtidos na execução de vários projectos, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.

Lembrou que neste programa foram reabilitados e apetrechados os postos de saúde do bairro Novo, na aldeia da Jamba Micesse, e está em fase conclusiva a reabilitação e vedação da escola da aldeia do Savipanda.

Obras do PIIM

Ernesto da Silva realçou que, no que tange ao Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), existem grandes expectativas em relação à conclusão dos projectos e acções a partir do primeiro trimestre deste ano, sobretudo no sector da Educação, com a construção de duas escolas na sede municipal e outra na comuna do Jamba Cueio.

Fez saber que no Sector da Saúde estão em construção quatro postos, na comuna do Caiundo e nas aldeias do Abel, Soma e Ndumbo.

O administrador garantiu que o sector das Águas foi contemplado com vários projectos, visando reforçar o abastecimento e ligações domiciliares na cidade de Menongue.

Ernesto da Silva disse que, no âmbito da Segurança Pública, está em curso a construção de duas esquadras policiais, nos bairros Kalupassa e Tucuve. "Continuaremos a contar com o empenho de todos os munícipes para garantirmos a protecção e tranquilidade públicas”, concluiu.     

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões