O Grupo Parlamentar do MPLA vai realizar, quinta-feira, em Luanda, uma campanha de plantação de árvores, denominada “Plantar uma árvore é cuidar do amanhã”, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore, que se assinalou no dia 21.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
A Associação das Empresas Prestadoras de Serviços à Indústria Petrolífera (AECIPA) assinou, na terça feira, um acordo de parceria com o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), para a realização de estágios profissionais dos licenciados da instituição nas diversas áreas do sector petrolífero.
O acto, iniciativa da AECIPA, em parceria com o Centro de Formação Profissional "The Bridge Global”, conta com o apoio institucional do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e da Sonangol. O projecto foi criado para o fomento da empregabilidade e de mais oportunidades profissionais para os jovens angolanos.
Projecto "Criar”
A AECIPA aproveitou a actividade para apresentar ao público o projecto "Criar”, um programa de desenvolvimento profissional para recém-licenciados, de abrangência nacional, que visa preparar jovens licenciados angolanos ao primeiro emprego, através de estágios, com a duração de seis, 12 e 18 meses, em empresas do sector petrolífero.
Actualmente, a AECIPA conta com 150 empresas que actuam no sector da banca, seguros e engenheira. O referido programa vai beneficiar, inicialmente, todos os recém-licenciados do ISPTEC.
O presidente da AECIPA, Bráulio de Brito, avançou que estão abertas as inscrições e o centro prevê inserir pelo menos dois candidatos em cada empresa. O programa, explicou, é para o apoio complementar às políticas activas do Governo de inserção dos jovens na vida profissional.
Bráulio de Brito destacou a existência de empresas dispostas a receber os estagiários, com complementos de capacitação capazes de aumentar as respectivas competências e promover a empregabilidade no seio da juventude.
O programa, esclareceu, vai envolver todas as empresas da indústria petrolífera. Na ocasião, Bráulio de Brito apelou às empresas prestadoras de serviço à indústria petrolífera para se associarem à iniciativa, demonstrando compromisso com a formação dos recursos humanos e o desenvolvimento de Angola.
Dez vagas
O presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Sebastião Gaspar Martins, afirmou, na cerimónia, que a instituição, enquanto patrona do programa, vai disponibilizar, inicialmente, dez vagas para estágios.
Para Sebastião Martins, é importante haver o equilíbrio entre a teoria e a prática. "A Sonangol pede, geralmente, aos candidatos que tenham no mínimo alguns anos de experiência, o que causa impasses aos estudantes licenciados”, disse.
O programa
A responsável do Centro de Formação Profissional "The Bridge Global”, Leonor Sá Machado, começou por esclarecer que os pais têm a responsabilidade de apoiar os filhos, em especial quanto à formação. Porém, adiantou, para garantir o futuro, os jovens precisam de oportunidades para ganharem experiência.
A área de actuação do licenciado, esclareceu, deve ser, preferencialmente, relacionada com a formação. No final do período de estágio, os candidatos partem para os novos empregos e são substituídos por outros estagiários.
Quatro fases
Para participar no projecto, explicou, o estudante passa por quatro fases. Na primeira, o jovem inscreve-se no programa no centro de formação profissional "The Bridge”, que a seguir faz a selecção dos candidatos e ministra a formação comportamental. A segunda fase inclui um acordo de cooperação entre as empresas e o centro de formação. Na terceira, o centro contacta as empresas informando que tem candidatos com o perfil solicitado.
Na última fase do processo, as empresas recebem dois recém-licenciados, por seis, 12 ou 18 meses, sempre com o apoio, formação e acompanhamento do centro de formação profissional The Bridge.
"As empresas não têm qualquer relação directa com os estagiários, o centro profissional toma conta do jovem e é responsável pelo projecto”, aclarou.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Presidente da República, João Lourenço, aconselhou, hoje, prudência na condução a todos os cidadãos, devido ao feriado prolongado, sublinhado que “muitos vão aproveitar para fazer-se à estrada, indo ao encontro de lugares que lhes são queridos ou que pretendem conhecer”.
A associação para a Promoção, Desenvolvimento, Prosperidade e Tecnologia (PDPT) apresentou esta terça-feira, em Luanda, o Programa de Identificação e Desenvolvimento de Talentos (PIDT), com o qual vai desenvolver as aptidões de empreendedorismo de 50 jovens e adolescentes angolanos.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.