Sociedade

Sector petrolífero dá mais oportunidades aos jovens no mercado de trabalho

A Associação das Empresas Prestadoras de Serviços à Indústria Petrolífera (AECIPA) assinou, na terça feira, um acordo de parceria com o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), para a realização de estágios profissionais dos licenciados da instituição nas diversas áreas do sector petrolífero.

03/02/2023  Última atualização 09H48
Sector petrolífero dá mais oportunidades aos jovens no mercado de trabalho © Fotografia por: DR

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, disse, no final da cerimónia, que o programa é uma mais-valia para os jovens, por dar aos licenciados habilidades para adquirirem competências necessárias, quando entrarem no mercado de trabalho.

O acto, iniciativa da AECIPA, em parceria com o Centro de Formação Profissional "The Bridge Global”, conta com o apoio institucional do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e da Sonangol. O projecto foi criado para o fomento da empregabilidade e de mais oportunidades profissionais para os jovens angolanos.

 

Projecto "Criar”

A AECIPA aproveitou a actividade para apresentar ao público o projecto "Criar”, um programa de desenvolvimento profissional para recém-licenciados, de abrangência nacional, que visa preparar jovens licenciados angolanos ao primeiro emprego, através de estágios, com a duração de seis, 12 e 18 meses, em empresas do sector petrolífero.

Actualmente, a AECIPA conta com 150 empresas que actuam no sector da banca, seguros e engenheira. O referido programa vai beneficiar, inicialmente, todos os recém-licenciados do ISPTEC.

O presidente da AECIPA, Bráulio de Brito, avançou que estão abertas as inscrições e o centro prevê inserir pelo menos dois candidatos em cada empresa. O programa, explicou, é para o apoio complementar às políticas activas do Governo de inserção dos jovens na vida profissional.

Bráulio de Brito destacou a existência de empresas dispostas a receber os estagiários, com complementos de capacitação capazes de aumentar as respectivas competências e promover a empregabilidade no seio da juventude.

O programa, esclareceu, vai envolver todas as empresas da indústria petrolífera. Na ocasião, Bráulio de Brito apelou às empresas prestadoras de serviço à indústria petrolífera para se associarem à iniciativa, demonstrando compromisso com a formação dos recursos humanos e o desenvolvimento de Angola.

 

Dez vagas

O presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Sebastião Gaspar Martins, afirmou, na cerimónia, que a instituição, enquanto patrona do programa, vai disponibilizar, inicialmente, dez vagas para estágios.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade