A Primeira-Dama da República defendeu, esta terça-feira, em Luanda, a necessidade de se promover um ambiente de aprendizagem e de formação especializada em novos domínios do saber com vista ao empoderamento das mulheres no crescimento da economia.
A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, participou, esta terça-feira, da cerimónia de lançamento do “Programa de Mentoria para Promover a Inclusão de Mulheres no Sector Petrolífero em Angola” (MUHATU), que decorre, em Luanda.
O sector da Saúde em Cabinda beneficiou de três novas ambulâncias, como forma de agilizar a transferência de doentes, numa iniciativa do Governo local e da Cabinda Gulf Oil Campany para o Instituto Nacional de Emergências Médicas (INEMA).
As ambulâncias custaram 226 mil dólares. A doação da Chevron incluiu também, máscaras e um pacote de formação em suporte básico de vida que se destina à formação de 24 técnicos de saúde do Hospital Geral de Cabinda.
O pacote de formação, financiado pela Chevron, está orçado em 93 mil dólares. O acto de entrega das viaturas foi testemunhado pela governadora de Cabinda, Mara Quiosa, e o director geral da empresa petrolífera, Billy Locobie.
Na ocasião, o director geral da CABGOC, Billy Locobie, disse que a entrega das ambulâncias ao sector da saúde, enquadra-se na parceria existente entre a Chevron e o governo da província no sentido de ajudar a melhorar a capacidade e eficiência operacional do sistema de saúde na região.
" As ambulâncias são essenciais para que as pessoas possam ter acesso aos serviços de saúde. Muitas pessoas que vivem em Cabinda têm de percorrer longas distâncias para chegar às unidades de saúde e hospitais, o que pode ser muito difícil, particularmente para os idosos, deficientes e nos casos de emergência”, disse Billy Locobie, acrescentando que as viaturas vão apoiar os doentes que necessitam de cuidados. A multinacional, garantiu, vai continuar a apoiar o Governo local na reabilitação de hospitais, centros de saúde e na formação dos profissionais de saúde.
Capacidade de resposta
A governadora da província, Mara Quiosa, agradeceu à CABGOC o gesto de solidariedade. As ambulâncias, sublinhou, vão conferir maior capacidade de resposta no que toca à evacuação dos doentes.
A governadora Mara Quiosa visitou, também, as infra-estruturas da antiga Medicina geral e Maternidade do Hospital Provincial de Cabinda, reabilitadas há 16 anos e até ao momento sem funcionarem. As referidas infra-estruturas quando entrarem em funcionamento vão acolher os serviços de Ortopedia, Cirurgia e uma área para vítimas de queimaduras.
A governadora visitou, igualmente, o depósito provincial de medicamentos, para avaliar as condições de acondicionamento de medicamentos, tendo na ocasião entregue 30 novas camas hospitalares.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginMais de 60% da população em Angola, vive no meio rural e tem a floresta como fonte de alimento, de produtos florestais não madeireiros para o bem-estar e de meios de subsistência, reportou, esta terça-feira, o Ministério da Agricultura e Florestas.
O Governo da Província de Luanda realizou, esta terça-feira, uma campanha de limpeza e recolha de resíduos sólidos na floresta da Ilha, na capital do país, em alusão ao Dia Internacional das Florestas, que serviu, igualmente, para a sensibilização da população sobre a necessidade de preservação e cuidado das florestas.
“Desporto é Saúde, Desporto é Vida”, foi o lema da acção de ginástica realizada pela Angola Telecom, no dia 19 de Março, no Pavilhão do Ferrovia em Luanda, a actividade enquadra-se no âmbito do 31º aniversário da empresa e em alusão ao Dia Do Pai.
Uma delegação da Provedoria de Justiça deslocou-se, segunda-feira, ao Zango 3/B, no município de Viana, em Luanda, para constatar a veracidade das informações postas a circular nas redes sociais, sobre demolições de casas de camponeses, sem observância dos procedimentos legais pela Administração Local, no dia 27 de Fevereiro.
O Banco Nacional de Angola (BNA) disse, esta terça-feira, em Luanda, que “ainda é muito cedo” para saber qual será o desfecho do Banco Económico, que se encontra actualmente numa “fase de intervenção correctiva”, sem descartar a possibilidade de encerrar.
O Interclube bateu o Atlético Sport Aviação (ASA), por 95-79, no Pavilhão da Cidadela e qualificou-se para a final da Taça de Angola, esta terça-feira, com Emanuel Quezada em grande plano, como homem do jogo, contribuindo com 23 pontos, nove assistências e seis ressaltos.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, criticou hoje Governos e outras autoridades que usam para fins políticos o racismo e a discriminação, advogando que "estão a brincar com o fogo".
O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola decidiu, esta terça-feira, reduzir a taxa básica de juros - Taxa BNA de 18 para 17 por cento, medida que deverá resultar num maior acesso ao crédito bancário pelos agentes económicos no mercado nacional.
O Quénia, onde cerca de 4,4 milhões de pessoas passam fome devido à seca, recebeu 25.000 toneladas de cereais da Ucrânia, o primeiro carregamento a chegar ao país desde a assinatura do acordo sobre os cereais, anunciou, esta terça-feira, a Organização das Nações Unidas (ONU), avança a Lusa.