Sociedade

Sector da Saúde beneficia de novas ambulâncias

Bernardo Capita

O sector da Saúde em Cabinda beneficiou de três novas ambulâncias, como forma de agilizar a transferência de doentes, numa iniciativa do Governo local e da Cabinda Gulf Oil Campany para o Instituto Nacional de Emergências Médicas (INEMA).

18/03/2023  Última atualização 10H50

As ambulâncias custaram 226 mil dólares. A doação da Chevron incluiu também, máscaras e um pacote de formação em suporte básico de vida que se destina à formação de 24 técnicos de saúde do Hospital Geral de Cabinda.

O pacote de formação, financiado pela Chevron, está orçado em 93 mil dólares. O acto de entrega das viaturas foi testemunhado pela governadora de Cabinda, Mara Quiosa, e o director geral da empresa petrolífera, Billy Locobie.

Na ocasião, o director geral da CABGOC, Billy Locobie, disse que a entrega das ambulâncias ao sector da saúde, enquadra-se na parceria existente entre a Chevron e o governo da província no sentido de ajudar a melhorar a capacidade e eficiência operacional do sistema de saúde na região.

" As ambulâncias são essenciais para que as pessoas possam ter acesso aos serviços de saúde. Muitas pessoas que vivem em Cabinda têm de percorrer longas distâncias para chegar às unidades de saúde e hospitais, o que pode ser muito difícil, particularmente para os idosos, deficientes e nos casos de emergência”, disse Billy Locobie, acrescentando que as viaturas vão apoiar os doentes que necessitam de cuidados. A multinacional, garantiu, vai continuar a apoiar o Governo local na reabilitação de hospitais, centros de saúde e na formação dos profissionais de saúde.

Capacidade de resposta

A governadora da província, Mara Quiosa, agradeceu à CABGOC o gesto de solidariedade. As ambulâncias, sublinhou, vão conferir maior capacidade de resposta no que toca à evacuação dos doentes.

A governadora Mara Quiosa visitou, também, as infra-estruturas da antiga Medicina geral e Maternidade do Hospital Provincial de Cabinda, reabilitadas há 16 anos e até ao momento sem funcionarem. As referidas infra-estruturas quando entrarem em funcionamento vão acolher os serviços de Ortopedia, Cirurgia e uma área para vítimas de queimaduras.

A governadora visitou, igualmente, o depósito provincial de medicamentos, para avaliar as condições de acondicionamento de medicamentos, tendo na ocasião entregue 30 novas camas hospitalares.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade