O embaixador de Angola no Quénia, Sianga Abílio, manteve, hoje, em Juba, reuniões, separadas, com os ministros dos Petróleos, Puot Kang Chol, e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Mayiik Ayii Deng, da República do Sudão do Sul, para abordar questões ligadas à cooperação bilateral.
O presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Thisekedi, aterrou, em Luanda, no aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, acompanhado pela primeira dama, Denise Tshilombo, para um encontro com o homólogo angolano, João Lourenço.
O secretário-geral da OPEP, Haitham Al Ghais, destacou, terça-feira, o papel de Angola na organização dos Países Exportadores de Petróleo, com realce para as grandes oportunidades para o desenvolvimento da economia e do sector dos Petróleos.
Angola, acrescentou, é um membro muito importante para a organização e tem muitas oportunidades e projectos na área da refinação e pretende aumentar a produção e a logística, e tem um bom futuro de crescimento e de cooperação com os países vizinhos.
"Angola para a OPEP é um membro muito importante e já ocupou por duas ocasiões a presidência da nossa organização, em 2009 e 2021, este último um ano muito difícil devido à pandemia e de outros problemas relacionados à demanda do petróleo, fornecimento do petróleo, sendo uma época que tivemos que tomar decisões muito duras e essas decisões foram muito importantes para melhorar o estado internacional de petróleo", explicou.
Haitham Al Ghais encontra-se em Angola para participar na terceira edição da Conferência e Exposição Angola Oil & Gas 2022, um evento cujo principal foco é garantir a captação de novos investimentos e impulsionar o desenvolvimento sustentável em toda a cadeia da indústria petrolífera nacional.
O responsável da OPEP salientou que a conferência abordou temas importantes com destaque para as oportunidades de investimento. Para o secretário-geral, a OPEP vê que o petróleo vai continuar a ser muito importante e faz parte de quase 30 por cento da mistura da energia global até 2045.
"Na conferência, foi muito discutida a importância do investimento principalmente em África e sobre a transição energética. Tem que ser uma transição que toma conta da transição da África e do mundo. Sabemos que há quase seis milhões de pessoas sem energia em África e isso não pode continuar. Por isso é que a transição na energia tem que ser justa e toma conta das necessidades de todo o mundo”, concluiu.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Grupo de Embaixadores dos Estados-membros da CPLP sublinhou, hoje, o engajamento do Presidente da República, João Lourenço, na promoção da paz e reconciliação em África, durante a primeira reunião que contou com a participação dos Países Observadores Associados da comunidade acreditados na Guiné Equatorial.
Os embaixadores de Angola e dos Estados Unidos da América, acreditados na Namíbia, mantiveram, hoje, um encontro de cortesia, em Windhoek, durante o qual abordaram a intenção de ambos Governos privilegiarem as relações económicas e empresariais.
Subiu para 3.600 o número de vítimas mortais, do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios, divulgados, na noite desta segunda-feira, pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.