Mundo

Secretário-geral da ONU defende desnuclearização da Coreia do Norte

JA Online

O secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestou, esta sexta-feira, o seu apoio à desnuclearização completa da Coreia do Norte durante uma reunião em Seul com o Presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol.

12/08/2022  Última atualização 12H13
© Fotografia por: DR | Arquivo

"Gostaria de reafirmar o nosso claro compromisso com a desnuclearização total, verificável e irreversível da Península Coreana, da Coreia do Norte”, disse Guterres, citado pela agência francesa AFP.

Este é um "objectivo fundamental para trazer paz, segurança e estabilidade a toda a região”, acrescentou, de acordo com imagens transmitidas pela televisão sul-coreana.

Guterres encontrou-se com Yoon na capital sul-coreana como parte da sua digressão asiática, que se centra na promoção do desarmamento nuclear e da cooperação internacional em áreas como a crise climática.

Antes de Seul, o antigo primeiro-ministro português esteve no Japão, onde discursou na cerimónia do 77.º aniversário do bombardeamento atómico de Hiroshima.

Guterres repetiu no Japão o aviso contra os horrores das armas atómicas que fez em Nova Iorque na semana passada, numa conferência sobre o Tratado de Não-Proliferação Nuclear.

"Estamos a assistir a uma radicalização da situação geopolítica que torna o risco de guerra nuclear novamente algo que não podemos esquecer completamente”, disse Guterres numa conferência de imprensa em Tóquio, na segunda-feira.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo