Mundo

Secretário-geral da ONU alerta para uma “crise descontrolada”

O conflito israelo-palestiniano pode transformar-se numa crise “descontrolada” humanitária e de segurança, com consequências extremas em toda a região do Médio Oriente, ontem, o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), descrevendo um cenário “chocante”.

17/05/2021  Última atualização 06H05
© Fotografia por: DR

 António Guterres descreveu, numa reunião virtual de urgência do Conselho de Segurança da ONU dedicada ao Médio Oriente, uma "carnificina” e hostilidades "terríveis”, considerando que a violência "empurra para mais longe o horizonte de qualquer esperança de coexistência e paz”.

"Reunimo-nos durante a escalada mais séria entre Gaza e Israel em anos”, co-meçou por dizer o Secretário-Geral da ONU, que expressou profunda preocupação com os "violentos confrontos entre as forças de segurança israelitas e civis palestinianos em toda a Cisjordânia ocupada, incluindo Jerusalém Oriental”. O Secretário-Geral da ONU alertou que existe potencial de se desencadear "uma crise de segurança e humanitária descontrolada” com consequências de maior extremismo não só para Israel e territórios palestinianos ocupados, como para toda a região.

O antigo Alto Comissário da ONU para os Refugiados teme que os combates "arrastem israelitas e palestinianos para uma espiral de violência com consequências devastadoras, potencialmente criando um novo foco de instabilidade perigosa”.





Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo