Política

Secretário de Estado na Exposição Internacional de Defesa

Uma delegação angolana encabeçada pelo secretário de Estado para a Indústria Militar do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria (MINDENVP), Afonso Carlos Neto, participa, desde segunda-feira, na 3ª Exposição Internacional de Indústrias de Defesa, que decorre no Centro de Exposições Internacional do Egipto, sob os auspícios do Presidente da República Árabe do Egipto, Abdel Fattah El-Sisi.

05/12/2023  Última atualização 06H48
Secretário de Estado Afonso Neto (no centro) chefia a comitiva © Fotografia por: DR

A cerimónia de abertura do evento, a decorrer até a próxima quinta-feira, foi presidida pelo ministro da Defesa e Produção Militar do Egipto, Mohamed Ahmed Zaki, que realçou a necessidade de cada país reforçar os investimentos nas respectivas Forças Armadas, doptando-as de capacidades para enfrentar os desafios que as realidades actuais impõem.

Na presença do Presidente egípcio, Mohamed Zaki destacou a actualização das Forças Armadas, mediante a modernização dos meios e equipamentos militares, como ponto de partida para a constituição de exércitos fortes e capazes para fazer face a qualquer eventualidade.

Acto contínuo, abordou a necessidade de cooperação e intercâmbio de conhecimento entre as diferentes Forças Armadas, oportunidade que o presente evento pode proporcionar, durante os quatro dias de exposições, que serão intercaladas com palestras e conferências, em diferentes painéis, além de serem assinados acordos para aproximar as indústrias de Defesa dos países participantes.

A delegação angolana ao evento, que integra os brigadeiros José Catumbela e Lourenço Bundi, afectos ao MINDENVP e às Forças Armadas, além do Coronel  José Pedro Mugimbo, Adido de Defesa de Angola no Egipto, vai internacionalizar a experiência do sector de Defesa do país, desde a fundação das suas primeiras forças regulares, as extintas FAPLA, em Agosto de 1974, cuja dimensão sócio-histórica inclui a capacidade combativa e organizativa, que é reconhecida até aos dias actuais, particularmente em África.

No âmbito do evento, que congrega 22 países de África e do mundo, incluindo Alemanha, França, EUA, Brasil, Itália, Coreia do Sul, Roménia, China, Turquia e Egipto, a delegação angolana visitou, ainda ontem, os pavilhões destes três últimos Estados, que expõem os potenciais da Indústria de Defesa, abrangendo as áreas de Comunicação e Mobilidade, Têxtil, Aeronáutica, Naval e Tecnológica, entre outras.

A agenda da delegação angolana ao evento reserva encontros com entidades oficiais, governamentais e empresariais de diferentes países.

A 2ª Exposição Internacional de Indústrias de Defesa, considerada a maior Feira de produtos e serviços de Defesa de África, realizada no Cairo, República Árabe do Egipto, decorreu de 29 de Novembro a 2 de Dezembro de 2021, com a participação de 400 expositores de mais de 50 países.        

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política