Angola e a Côte d’Ivoire assinaram, segunda-feira, em Abidjan, a Minuta do Contrato de Isenção de Visto para passaportes oficiais, anunciou o Ministério das Relações Exteriores.
Angola esteve representada, esta segunda-feira, no último dia da II Conferência Parlamentar Internacional Rússia-África num Mundo Multipolar, que decorre desde domingo, em Moscovo.
O secretário de Estado para a Acção Social, Lúcio do Amaral, exigiu, quinta-feira, às administrações municipais a engajarem-se mais no combate à pobreza, com vista à promoção do desenvolvimento nas comunidades.
Ao falar em Menongue, Cuando Cubango, no encerramento do Seminário de Capacitação sobre a Municipalização da Acção Social, Lúcio do Amaral considerou que o êxito do Programa de Combate à Fome e à Pobreza e de outros projectos comunitários depende do empenho de todos os responsáveis das administrações municipais.
O governante disse que os responsáveis das administrações municipais devem estar focados na defesa e bem-estar das famílias, na promoção e garantia dos direitos das mulheres e equidade de género. Sugeriu-os a fazerem um mapeamento para a localização de pessoas desprotegidas nas comunidades, com vista ao devido tratamento das situações de vulnerabilidade.
Lúcio do Amaral considerou necessária a realização de diagnósticos da situação de vulnerabilidade das pessoas, com vista a definição das prioridades para serem elencadas como prioridades nos planos municipais de acção social, com dados estatísticos fiáveis, para se evitar a duplicidades de benefícios e dos beneficiários.
O secretário de Estado apelou ainda às administrações municipais a contribuírem na dinamização e expansão da municipalização da acção social em todas as localidades. Lembrou que a municipalização da acção social encontra enquadramento legal na Lei de Base da Protecção Social, plasmado no Programa Integrado de Desenvolvimento Local e de Combate à Pobreza.
O referido programa, lembrou, teve início no ano de 2018 e apresenta, até ao momento, resultados satisfatórios, com a criação de mais de 50 Centros de Acção Social Integrados (CASI), que têm permitido a aproximação dos serviços da acção social junto das comunidades, sobretudo às mais carenciadas, nos domínios da Justiça, Educação, Saúde, Agricultura, entre outras áreas.
Lúcio do Amaral acrescentou que o programa permitiu, igualmente, a formação de cerca de quatro mil pessoas que trabalham na expansão dos conhecimentos adquiridos nas comunidades.
No seminário decorrido em Menongue participaram 50 técnicos das administrações municipais, entre administradores, directores municipais da Acção Social e outros parceiros, a quem o secretário de Estado pediu que ponham em prática os conhecimentos adquiridos.
Durante dois dias, os 50 participantes a formação foram munidos de conhecimentos sobre a condição social de base em Angola, a municipalização da acção social, o diagnóstico da vulnerabilidade, gestão e funcionamento dos CASI, gestão de casos individuais, projectos comunitários e sistema de informação e gestão da acção social.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUma mensagem do Chefe de Estado, João Lourenço, para o seu homólogo ivoirense, Alassane Dramane Ouattara, foi entregue, na tarde desta segunda-feira, em Abidjan, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.
Uma equipa de responsáveis e quadros do Ministério da Justiça e Direitos Humanos e da Provedoria de Justiça, a partir desta terça-feira, vai participar no III Fórum Mundial dos Direitos Humanos, a decorrer até sexta Feira, 23 de Março, em Buenos Aires, na Argentina.
O Chefe de Estado, João Lourenço, nomeou, esta segunda-feira, Edilson Paulo Agostinho para o cargo de secretário do Presidente da República para os Assuntos Judiciais e Jurídicos, em substituição de Francisco João de Carvalho Neto.
As autoridades vietnamitas anunciaram, esta segunda-feira, que apreenderam sete toneladas de marfim proveniente de Angola, o maior carregamento deste tipo interceptado nos últimos anos, avança a AFP, citada pela Lusa.
O angolano Paulo da Conceição de Carvalho é o único africano convidado a participar num colóquio sobre o “Nacionalismo Cristão Ressurgente Racializado”, que decorre, de hoje até sexta-feira, na Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Vários coordenadores de ensino de jovens e de adolescentes receberam um seminário, esta segunda-feira, no Bié, por parte do Gabinete Provincial da Educação, para que possam capacitar outros coordenadores no empreendimento de uma nova dinâmica, quer seja no processo de cadastro, quer seja no processo de monitoria.
Estão esgotados os ingressos para o sector central e lateral direito da área VIP do espectáculo do músico brasileiro, Alexandre Pires, nos próximos dias 3 e 4 de Abril, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, soube o JA Online através de uma nota enviada pela organização do evento.
A 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW67) discutiu, durante o fim-de-semana, em Nova Iorque, sobre a Educação na era digital para impulsionar a igualdade de género, soube o JA Online, através de uma nota da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, trabalha, esta segunda-feira, ( 20), no Dundo , capital da Lunda-Norte , com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas e a execução das políticos do sector que dirige .