Política

Secretário de Estado destaca papel da imprensa no Censo

Arsénia Manuel, e Pedro Vicente | Cabinda

Jornalistas

O secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, destacou, terça-feira, em Cabinda, o papel dos jornalistas na transmissão de informação e consciencialização sobre o Censo Geral da População e Habitação, que terá início a 19 de Julho deste ano.

03/04/2024  Última atualização 09H24
Secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino © Fotografia por: Edições Novembro
Nuno Caldas Albino falava na abertura do Seminário de Capacitação para jornalistas, directores de gabinetes de comunicação e estudantes, realizado, ontem, no auditório do Instituto Médio Politécnico de Cabinda, tendo reforçado que para um processo produtivo, do ponto de vista informativo, é necessário que os profissionais tenham conhecimentos sobre os fenómenos que vão relatar.

Segundo o secretário de Estado, a acção formativa é oportuna e necessária, pois visa assegurar uma melhor comunicação na transmissão de dados relativos ao Censo Geral da População e Habitação.

Nuno Caldas Albino ressaltou que o Censo Geral da População e Habitação é um dos maiores acontecimentos no país. Por esta razão, acrescentou, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de informação e Comunicação Social definiu uma estratégia de mobilização e marketing para garantir a melhoria da qualidade de serviços na actuação dos jornalistas durante o processo.

O secretário de Estado reiterou que o processo de comunicação e cobertura do evento constitui o ponto mais alto do exercício de cidadania e da democracia participativa, desempenhando um papel de grande relevância para a sensibilização. "Este evento requer que os órgãos de Comunicação Social estejam preparados para garantir um serviço de qualidade e construtivo para toda a população”, sublinhou Nuno Caldas Albino, antes de realçar que o seminário é um acto de apoio às acções preparatórias do Instituto Nacional de Estatística (INE), que coordena o processo.

"É também uma oportunidade para os jornalistas absorverem conhecimentos sobre os procedimentos e as actividades relativamente ao processo censitário”, reforçou o secretário de Estado, durante o acto, testemunhado por membros do Governo, órgãos de Defesa e Segurança, autoridades eclesiásticas e da sociedade civil.

Decorre, em todo o país, o processo de actualização cartográfica. A província de Cabinda destacou-se entre as 17 províncias na entrega do relatório-síntese, tendo sido escolhida para auxiliar as regiões menos avançadas no processo de actualização cartográfica.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política