Política

Secretário de Estado defende formação do capital humano

O secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, defendeu, ontem, em Luanda, a necessidade de uma firme aposta na formação contínua do capital humano dos países africanos, através da optimização do potencial demográfico.

25/05/2024  Última atualização 13H35
Domingos Vieira Lopes (centro) durante o evento em Luanda © Fotografia por: DR

O governante fez este pronunciamento durante a Conferência Virtual Preparatória da África Central sobre o 9.° Congresso Pan-Africano, agendado para 30 de Outubro a 2 de Novembro, em Lomé (Togo).

De acordo com Domingos Vieira Lopes, citado no comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, paralelamente à formação contínua do capital humano, é importante estimular a juventude do continente a dedicar-se na preservação da cultura e dos valores africanos para que sejam os defensores da máxima "soluções africanas para os problemas africanos". O secretário de Estado falou para uma plateia virtual, composta pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da Francofonia e dos Congoleses no Estrangeiro da República do Congo, Jean Claude Gakosso, que presidiu à Conferência, dos Negócios Estrangeiros, Integração Regional e dos Togoleses no Exterior, Robert Dussey, entre outras entidades dos Estados-membros da África Central.

A Conferência Virtual, de ontem, focou-se no Pan-Africanismo Económico e na Emergência Africana, "dois temas relevantes e enquadrados com a dinâmica geopolítica do sistema internacional dos novos tempos”.

Em cerca de três horas, os participantes debateram aspectos ligados com o papel e engajamento dos Estados na prossecução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sobretudo, na implementação das Agendas 2030 e 2063, a Zona de Livre Comércio Continental Africana, a resolução de conflitos, a pacificação do continente e os desafios do futuro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política