Regiões

Secretário de estado avalia funcionamento de centrais térmicas em Saurimo

Adão Diogo | Saurimo

O secretário de estado para a Energia, António da Costa, avalia, em Saurimo, o estado operacional de centrais térmicas e de condições necessárias para instalar um ciclo combinado.

28/03/2023  Última atualização 16H28
© Fotografia por: Adão Diogo/Saurimo

António Belsa da Costa visitou de forma demorada, a futura central fotovoltaica projectada com uma capacidade para gerar, 26 Megawatts de energia,  em construção no bairro Conduril, nos arredores da cidade.

Na sala de controlo da termoeléctrica do Nhama, o governante  anotou a necessidade de reposição de sobressalentes por conta do desgaste  nos quatro grupos que operam há cerca de 24 mil horas com uma capacidade  geradora  na ordem  dos 20 Megawatts.

Na central de Txicumina, a norte da cidade, dois dos sete grupos estão fora de serviço, por problemas técnicos.

Em declarações à imprensa, o director regional  leste da PRODEL, Manuel Paulo Muteca, admitiu a possibilidade de recuperação de um dos grupos fora de serviço, subscreveu a necessidade geral de "revisões capitais" para  repor a potência  afectada por  acentuado desgaste  de acessórios de reposição e descartou a possibilidade dos cortes estarem relacionados com escassez de combustíveis, com estoques que  permitem os grupos funcionarem durante sete dias .

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões