Economia

Seca destrói 40 mil toneladas na colheita da primeira época

Quinze mil famílias camponesas estão fortemente assoladas pela seca, no município dos Bundas, província do Moxico, com a destruição de mais de 40 mil toneladas de produtos, na Campanha Agrícola 2023/2024.

04/04/2024  Última atualização 12H25
Campos agricola no Moxico © Fotografia por: Arquivo
A Angop citou, ontem, o director municipal da Agricultura daquela região, Canhica Laston, a afirmar que a seca se prolonga desde Novembro do ano passado, afectando "gravemente muitas culturas”.

"A seca causou a destruição dos produtos já lançados à terra e, como consequência, mais de 15 mil famílias têm a produção comprometida”, disse. 

Para reverter a situação e minimizar os efeitos da seca, as autoridades do município dos Bundas trabalham num programa de capacitação dos camponeses em técnicas de cultivo com base na rega. Milho, mandioca e batata-rena são as culturas mais produzidas naquela região, que dista a 356 quilómetros do Luena, capital da província do Moxico.

Bundas é um dos nove municípios da província do Moxico, que tem 37.817 quilómetros quadrados. Lumbala Nguimbo é a sede municipal, contando com as comunas do Lutembo, Chiume, Luvuei, Ninda, Mussuma Mitete e Sessa.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia