Regiões

Saurimo também regista absentismo

Kamuanga Júlia | Saurimo

Jornalista

Os primeiros dias de aulas na maioria das escolas de Saurimo, na província da Lunda-Sul, foram marcados por acentuado absentismo de alunos, alegadamente por falta de informação.

08/09/2022  Última atualização 11H22
© Fotografia por: Edições Novembro
Domingos Mbungue, director da escola nº 4, no bairro Sassamba, centro da cidade de Saurimo, disse, ontem, ao Jornal de Angola, que, devido à falta de espaço e de carteiras, apenas começaram as aulas da 2ª à 6ª classes, enquanto se criam as condições para, dentro de oito dias, todos os alunos possam estudar.

 Cenário idêntico foi constatado nas escolas missionárias, S.João Calábria, enquanto na sua homóloga Carlos Steb, a presença de alunos e professores em salas de aula confirmavam o arranque do ano lectivo.

Segundo o encarregado de educação Love Manhonga, a gritante falta de alunos na escola forçou a dispensa de vários docentes onde estuda o seu filho, na expectativa de que hoje aparecerem em massa. 

Mesmo com apenas 17 alunos dos 60 que formam a turma, o professor Helder Dias aproveitou o seu primeiro contacto com as crianças para realizar uma pré-avaliação do perfil de cada um, a fim de aperfeiçoar o seu plano de aulas, durante o trimestre.

Marcelina Sonhi Joaquim, 12 anos, regressou às aulas com a ânsia de rever os colegas, que deixou de ver há cerca de dois meses, e testar os conhecimentos adquiridos para enfrentar os desafios na nova classe. "Sinto-me regozijada” referiu, confiante na adaptação à nova realidade. Augura a presença de todos os colegas matriculados para "não terem matéria em atraso”.

O ano lectivo na província da Lunda-Sul foi aberto na passada segunda-feira, com indicadores que apontam para a inserção de mais de 230.350 alunos, em todos os subsistemas de ensino. Do número, cerca de 28.350 ingressaram pela primeira vez. O sector dispõe de 440 salas de aula e conta com um reforço inicial de mais de 550 professores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões