Feliciano Neto, oito anos, faleceu no dia 31 de Julho último, vítima de agressão física com objectos contundentes, protagonizado supostamente por um vizinho, também menor de idade.
O segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
Trinta e nove médicos clínicos gerais, colocados nas unidades hospitalares de Cabinda, vão, dentro de seis anos, tornar-se especialistas em várias áreas da Medicina, no âmbito do Programa de Formação Especializada dos Recursos Humanos do Ssctor da Saúde, promovido pelo Governo local.
O responsável explicou que os médicos seleccionados recebem formação especializada nas áreas de Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Anatomia Patológica, Imagiologia, Cuidados Intensivos, Nefrologia, Maxilo-facial, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Interna, Urologia, Dermatologia e Medicina Familiar.
"Estamos a potenciar os médicos locais, para que a província tenha maior capacidade de resposta às diversas situações de saúde que possam vir a ocorrer”, adiantou.
Rúben Buco salientou o facto de a formação decorrer localmente, em várias unidades de saúde da província, onde os custos são reduzidos, "ninguém paga renda, os médicos dormem nas suas próprias residências e gastam dos seus ordenados para chegarem aos locais de formação”.
Portanto, prosseguiu, não existem cláusulas contratuais que requerem políticas diplomáticas com outros países para desenvolver esse processo formativo na província de Cabinda.
"Só isso já nos confere alguma independência, em termos de funcionamento laboral. A dependência estrangeira condiciona muito, porque depois de algum tempo tende a limitar a acção médica”, justificou.
O secretário provincial da Saúde em Cabinda esclareceu que, actualmente, todo o médico estrangeiro contratado para trabalhar em Angola deve ter as componentes técnico-profissionais, como capacidade de resposta assistencial e a docência, para poder formar médicos na sua área de especialidade.
"Com essa estratégia, cada médico estrangeiro contratado para trabalhar no nosso país, deverá deixar-nos com pelo menos cinco ou seis médicos especialistas. Esta é a nossa grande missão”, concluiu.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginMais de 2.000 agentes de campo do Censo Geral da População e Habitação iniciaram, esta segunda-feira, em Luanda, um ciclo formativo para serem dotados de habilidades, ferramentas e conhecimentos sobre a actividade censitária.
O director-geral do Instituto Nacional da Criança (INAC), Paulo Kalesi, participa, hoje e terça-feira, no workshop sobre a iniciativa Pathfinding Ending Violence Against Children, que decorre, em Genebra, na Suíça.
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) promove uma sessão de consultas aeronáuticas, nos dias 11 e 12 deste mês, em Luanda, onde decorrerá a assinatura do acordo bilateral de serviços aéreos entre Angola e Moçambique, soube, hoje, o JA Online.
O segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
Vários deputados de diferentes partidos políticos da Assembleia Nacional defenderam, no passado sábado, na província do Moxico, que o Festival do Luvale deve ser orçamentado para que tenha outra dimensão cultural.
Mais de 2.000 agentes de campo do Censo Geral da População e Habitação iniciaram, esta segunda-feira, em Luanda, um ciclo formativo para serem dotados de habilidades, ferramentas e conhecimentos sobre a actividade censitária.