Mundo

São Tomé: Votação para escolher o próximo Presidente já começou

Algumas dezenas de eleitores aguardavam esta manhã a sua vez de votar nas presidenciais de São Tomé e Príncipe, pouco depois da abertura das urnas, às 07:00 locais, em diferentes locais de voto na capital são-tomense.

18/07/2021  Última atualização 13H19
© Fotografia por: DR


O são-tomense Manuel Ribeiro, 69 anos, foi um dos primeiros a chegar à escola D. Maria de Jesus. Passa pouco das 07:00 mas o sol já aquece e o homem puxa uma cadeira para a sombra.

"Ainda…”, responde, quando questionado se já votou, no jeito são-tomense de dizer que não.

Preferiu ir votar cedo, com "uma condição boa”, sem confusões.

"Lá mais para a tardinha, às 14:00 ou 15:00, é que as pessoas vêm a correr”, descreve, acrescentando: "Há quem espere para ver se sai alguma coisa”, enquanto esfrega o polegar e indicador para representar dinheiro, numa alusão ao chamado ‘banho’, a prática de dar dinheiro em troca de votos, que normalmente se intensifica com o aproximar da hora de fecho das urnas, marcada para as 17:00.

Dois elementos da missão da observação eleitoral da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) já estão no local. É uma das missões enviadas para estas eleições, além da União Africana.

Respondendo ao apelo das autoridades sobre o respeito das regras sanitárias para conter a propagação de Covid-19, os eleitores levam a sua máscara, algo pouco visto em São Tomé, onde o seu uso não é obrigatório no exterior.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo