Coronavírus

São Tomé e Príncipe entre os primeiros a receber seringas

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciou que o arquipélago de São Tomé e Príncipe vai receber, nos próximos dias, seringas e equipamentos de segurança pessoal para imunizar a sua população contra a Covid-19.

25/02/2021  Última atualização 07H00
Unicef, anunciou vai receber, seringas e equipamentos de segurança pessoal © Fotografia por: DR
"O Unicef enviou 100 mil seringas e mil caixas de segurança para vacinação contra a Covid-19 para as Maldivas, por transporte aéreo, desde o Dubai, uma iniciativa que faz parte dos primeiros carregamentos de seringas relacionadas com a Covid-19, que serão feitos ao longo dos próximos dias”, lê-se num comunicado disponibilizado pela agência das Nações Unidas.
"Outros países incluídos nesta primeira onda de carregamentos são a Costa do Marfim e São Tomé e Príncipe”, apontou ainda o comunicado, que não especifica quantas seringas vão ser enviadas para o arquipélago africano lusófono.

A Lusa contactou o Unicef para saber quantas seringas e equipamentos de segurança serão enviados, mas ainda não teve resposta.
Na primeira estimativa de entrega das vacinas, a iniciativa Covax estimava entregar, durante o primeiro trimestre, cerca de 96 mil vacinas a São Tomé e Príncipe, de acordo com a informação disponível no ‘site’ do Unicef.

"As seringas de 0,5 milímetros (ml)e as caixas de segurança deverão chegar a Malé, nas Maldivas, na terça-feira, e nas próximas semanas, o Unicef vai despachar mais de 14,5 milhões de seringas de 0,5 ml e de 0,3 ml para mais de 30 países”, explicou a nota, especificando que as seringas de 0,5 são para a vacina da AstraZeneca e as de 0,3 são mais adequadas para a da Pfizer-BioNTech.
A directora executiva do Unicef, Henrietta Forre, comentou que na "luta global contra a pandemia de Covid-19, as seringas são tão vitais como a vacina propriamente dita”.

"É crítico ter um volume adequado de seringas já preparadas em cada país antes de a vacina chegar, para que quando chegar ela possa ser administrada de forma segura, o que permite que a imunização comece imediatamente e assim se reverta a tendência deste vírus terrível”, acrescentou a responsável.

São Tomé e Príncipe registou, nas últimas horas, quatro óbitos associados à Covid-19, o maior número num dia desde o início da pandemia, em Março de 2020, elevando o total para 26 mortes, segundo as autoridades locais. Com estes quatro óbitos, sobe para sete o número de vítimas mortais numa semana.

Desde segunda-feira foram identificados 27 novos casos, elevando o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus para 1.655. Destas novas infecções pelo SARS-CoV-2, 26 ocorreram na ilha de São Tomé e uma na ilha do Príncipe.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login