Cultura

Samia Suluhu Hassan: A primeira Presidente da Tanzânia

Rui Ramos

Jornalista

Samia Suluhu Hassan , nascida em 27 de Janeiro de 1960 em Zanzibar (então um protectorado britânico, actualmente integrando a República Unida da Tanzânia), é uma estadista tanzaniana, Presidente da República desde 19 de Março de 2021.

31/07/2022  Última atualização 13H14
© Fotografia por: DR

Membro do partido Chama cha Mapinduzi (CCM), foi inicialmente ministra na região semi-autónoma de Zanzibar. De 2010 a 2015, ela foi membro do Parlamento pelo círculo eleitoral de Makunduchi, bem como Ministra de Estado para Assuntos da União.

Em 2014, foi eleita vice-presidente da Assembleia Constituinte, responsável pela redacção da nova Constituição do país.

Após as eleições gerais de 2015, ela tornou-se a primeira mulher Vice-Presidente da Tanzânia, ao lado do Presidente John Magufuli. A África Oriental não conhecia uma mulher desempenhando uma função de Vice-Presidente há mais de uma década, quando Specioza Wandira-Kazibwe foi Vice-Presidente do Uganda de 1994 a 2003. A dupla Magufuli-Suluhu vence novamente as eleições presidenciais em 2020. Após a morte deste, em 2021, ela tornou-se Presidente da Tanzânia.


Perfil

Nome: Samia Suluhu Hassan

Nascimento: 27 de Janeiro de 1960

Localidade:  Makunduchi, Tanzânia

Cargo actual: Presidente da Tanzânia (desde 2021) e a primeira presidente na África Oriental

Cargos anteriores: Ministra na região semi-autónoma de Zanzibar, membro do Parlamento,  Ministra de Estado para Assuntos da União, vice-presidente da Assembleia Constituinte, Vice-Presidente da Tanzânia

Cônjuge: Hafidh Ameir

Formação: Universidade de Southern New Hampshire (2005)

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura