Sociedade

Sambizanga mobiliza moradores voluntários para limpar o distrito

O Distrito Urbano do Sambizanga abraçou a iniciativa do Dia Mundial da Limpeza, que acontece hoje, numa actividade de escala global, soube o Jornal de Angola de fonte da organização.

21/09/2019  Última atualização 08H47
Dr

A campanha, que espera mobilizar dez mil voluntários, está a ser feita junto de associações da sociedade civil, empresas, comissão de moradores, igrejas e cidadãos. 

O porta-voz do projecto, Arnaldo Machivene, afirmou que o Governo Provincial de Luanda (GPL) e o Ministério do Ambiente também abraçaram a iniciativa.
A Associação Animar e a Administração do Distrito Urbano do Sambizanga, disse, pretendem instalar ecopontos em determinadas zonas e não se limitarem apenas à recolha de resíduos. Entre as actividades a acontecer, o destaque vai ainda para os cursos de orientação ambiental para voluntários, grupos de acção social e a sociedade civil.
A inclusão do Distrito do Sambizanga é o resultado de uma parceria assinada entre o administrador Tomás Bica, o vice-presidente da ANIMAR, Arnaldo Machivene, e o representante do projecto Let’s do it Angola, José Borborena.
Comemorado mundialmente no terceiro sábado de Setembro, como forma de chamar a atenção para os problemas do consumo e descarte de resíduos e respectivo impacto na saúde e no meio ambiente, o “Dia Mundial da Limpeza” uniu, no ano passado, mais de 17 milhões de pessoas, em 159 países, para limpar as cidades simultaneamente.
Em Angola, o movimento Let’s do It! iniciou no ano passado, com a limpeza da Praia Amélia, no Distrito da Samba, de onde foram retiradas 30 toneladas de lixo, com o apoio de 120 voluntários. Ainda em 2018 todos os países uniram-se para a realização do Dia Mundial da Limpeza.
O Let’s do It Angola é uma plataforma que junta Organizações Não-Governamentais, igrejas e empresas comprometidas com a causa ambiental.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade