Cultura

“Sambizanga” é exibido no Auditório Pepetela em Luanda

O filme “Sambizanga”, da cineasta Sarah Maldoror, será exibido, sexta-feira, às 18h00, no Auditório Pepetela, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda, inserido na segunda temporada do Cinéfilos & Literatus, numa iniciativa da Associação Amigos da Sarah Maldoror e Mário Pinto de Andrade, em parceria com Camões e Associação Kino Yeto.

15/03/2023  Última atualização 08H45
© Fotografia por: DR

O filme a ser exibido visa homenagear a cineasta e defensora dos direitos humanos Sarah Maldoror, sendo uma figura de destaque no cinema angolano e africano.

"Sambizanga” é uma longa-metragem baseada no livro "A Vida Verdadeira de Domingos Xavier”, do escritor e nacionalista José Luandino Vieira, com o roteiro do escritor Mário Pinto de Andrade.

O livro retrata a história de Angola no ano de 1961 à volta de Domingos Xavier, um activista revolucionário angolano, que é preso pela polícia secreta portuguesa e posteriormente levado a prisão de Sambizanga, onde acaba por ser submetido a um interrogatório e torturado para extrair os nomes dos seus companheiros que lutam pela Independência de Angola.

O filme é contado a partir do ponto de vista de Maria, mulher de Xavier, que vai em busca do seu marido em cada prisão sem entender exactamente o que aconteceu, uma vez que "Xavier” tivera sido torturado e espancado até a morte.

No filme, o público terá contacto com a história reveladora daquilo que foi a vida de muitos dos activistas nacionalistas, e revolucionários que lutaram para conquistar de forma épica a tão esperada independência de Angola.

Cinéfilos & Literatus é um projecto artístico cultural que consiste na projecção de filmes adaptados de obras literárias nacionais e internacionais, seguindo de um debate em torno do filme e do livro.

Nesta segunda edições estão convidados à mesa de conversa para o debate Henda Pinto de Andrade, filha de Sarah Maldoror, a cineasta Maria João Ganga e o escritor José Luís Mendonça. A entrada será grátis para todos amantes de obras literárias.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura