A exposição fotográfica intitulada “António Agostinho Neto, uma vida de entrega” está patente desde sábado até a primeira semana do mês de Setembro, nas salas 1 e 2 do Museu Nacional Estância Jesuítica de Alta Gracia, província de Córdoba, na Argentina.
O músico e guitarrista angolano Pop Show, fundador da banda musical Afra Sound Stars, morreu, ontem, em Luanda, vítima de doença. A triste notícia foi confirmada pelo realizador de cinema e amigo de longa data do cantor, Nguxi dos Santos.
O “internacional” Sam Mangwana conseguiu, durante dois dias, “prender”, com o ritmo que o tornou numa referência, quem a assistiu ao “Show do Mês”, na Casa das Artes, no Talatona, em Luanda, onde os principais destaques foram o Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, e o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Filipe Zau.
Os dois dirigentes assistiram ao primeiro espectáculo do músico, na sexta-feira, e apreciaram alguns temas de sucesso, como "Cantos de Esperança”, "Fatimata”, "Amor de Guatemala”, "Afogné” e "Maria Tebo”, canções inspiradas no convívio com cidadãos de culturas diferentes.
O músico, que se considera "aventureiro cultural”, interpretou, ainda, temas como "Juventude actual”, no qual recordou Manu Di-bango, assim como sucessos da rumba congolesa, cantados por Francó, Tabu Ley Rochereau, Le Grand Kallé e M’bilia Bel.
As canções do artista Sam Mangwana, com forte carga nacionalista, como "Pátria Querida” e "Galo Negro”, marcaram o concerto, que encerrou com "Tio António”. Outro facto marcante foi Lito Graça como convidado para mostrar a rumba produzida em Angola no tema "Belita Kirikiri”.
A banda Show do Mês que acompanhou o músico nos dois espectáculos foi composta por Mila, Raquel Lisboa e Neide (coros), Berlim, Sankara e Teddy Nsingui (guitarras), Xiko Santos, Yanick e Omar (bateria). A direcção artística esteve sob a responsabilidade de Benny Makanzo, que também actuou nos teclados, enquanto os sopros foram garantidos por Rigoberto (saxofone), Tchinguma (trompete) e Efraim La Trom-ba (trombone).
As duas noites de espectáculo, cujo último aconteceu sábado, foram muito concorridas, com bilhetes esgotados, neste que foi o concerto da nona temporada do projecto "Show do Mês” e o segundo de Sam Mangwana como cabeça de cartaz.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNove conjuntos de pinturas rupestres na província do Namibe foram classificadas como património histórico-cultural nacional, elevando o seu grau de protecção e valorização, segundo um decreto executivo do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.
Antes mesmo de desembarcarmos, quando o barco chega à ilha, não temos dúvidas nenhumas: ela faz parte desses sítios, situados na costa de Dakar, que é preciso visitar para compreender a história da cidade e do país, a sua vocação continental, especificamente em relação aos outros países da África Ocidental, que a situa como um dos “ventres” das diásporas africanas, que hoje existem pelo mundo.
O euro continuou, esta terça-feira, a negociar ligeiramente acima de 1,02 dólares, com o mercado prudente antes da publicação de dados da inflação nos Estados Unidos que podem influenciar as decisões da Reserva Federal em Setembro.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).