Economia

Saldo da Conta Corrente positivo em 1,8% do PIB

O saldo da conta corrente manteve-se, no I trimestre, superavitário em 1,8 por cento do PIB, apesar da sua tendência decrescente face ao período homólogo.

04/06/2023  Última atualização 09H24
© Fotografia por: DR

O comportamento da conta corrente foi influenciado, fundamentalmente, pela queda do saldo da conta de bens em 20,3 por cento em relação ao trimestre anterior, devido à redução das receitas de exportação em 1 668,7 milhões de dólares, não obstante a melhoria dos saldos deficitários das contas de serviços, rendimentos e transferências correntes.

Por sua vez, a conta capital e financeira registou um défice de 1 426,7 milhões de dólares, contrariamente ao superavit de 672,1 milhões de dólares registado no trimestre anterior. Este comportamento é justificado pelo agravamento acentuado do saldo de capitais de médio e longo prazo (dívida externa pública).

 

Posição do Investimento Internacional

A posição líquida do investimento internacional registou no primeiro trimestre de 2023 um ligeiro agravamento do seu défice na ordem de 1 245,7 milhões de dólares, como resultado da redução dos activos financeiros do País sobre não residentes, não obstante ter ocorrido também uma redução dos passivos, mas numa magnitude inferior.

Dos principais activos financeiros do País sobre não residentes, destacam-se os activos de reserva, cujo stock fixou-se em 14 054,1 milhões de dólares no final do primeiro trimestre de 2022, contra 14 660,6 milhões de dólares no final do trimestre anterior, correspondentes a uma cobertura de 6,8 meses de importação de bens e serviços.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia